Conseguir implementar a cultura de feedback na empresa é importantíssimo se você quer que todo o time tenha a chance de crescer profissionalmente. Isso porque o feedback é essencial para o dia a dia de qualquer pessoa, uma vez que ele abre caminhos, traz insights e potencializa os bons resultados.
Porém, se você é um liderado e não sabe como solicitar a implementação do feedback na sua empresa, acompanhe este conteúdo até o fim e saiba mais!
Decidir implementar a cultura de feedback na empresa é algo muito bom! Se você tem esse desejo, saiba que a sua visão sobre o trabalho está bem alinhada com os preceitos de produtividade, foco e desenvolvimento.
A seguir, você encontra algumas dicas que podem lhe ajudar nessa tarefa que, muitas vezes, é vista como “difícil”:
Se você não é o gestor e deseja implementar a cultura de feedback na empresa, é preciso conversar com o seu chefe sobre isso. Para tanto, marque um momento para trocar uma ideia com ele. Do mesmo modo, evite fazer esse tipo de sugestão, de implementação de feedback, pelos corredores da empresa.
Marcar uma conversa é fundamental para que seja possível apresentar o que você tem em mente, de fato. Pois apenas dizer que “implementar feedback é bom” não é o bastante. Para convencer um chefe que ainda não percebeu a importância disso, é necessário apresentar outras informações.
Portanto, regra número um: marque um café para que vocês possam conversar quando ambos não estiverem ocupados.
No momento da conversa, comece a apresentar todos os fatores positivos de um bom feedback. Veja alguns deles:
Viu só quanta coisa boa implementar a cultura de feedback na empresa pode gerar? Comente com o seu chefe sobre isso.
Ao mesmo tempo em que você deve apontar os benefícios do feedback como um todo, também apresente o quanto isso é importante para você. Demonstre interesse em crescer e desenvolver-se na empresa, e mostre como o feedback é indispensável para isso.
Por fim, sempre demonstre uma postura aberta a sugestões e pratique a escuta ativa. Isso vai ajudá-lo a fazer com que o seu chefe entenda o quanto esse tipo de conversa é enriquecedora.
Afinal, se ele der uma negativa na hora de implementar a cultura de feedback na empresa, como você poderá só “virar a cara” sem ouvir a opinião dele? Seria contraditório, não acha?
Portanto, saiba manejar a conversa!