O Império Árabe surgiu a partir da origem do islamismo. Antes da criação da religião pelo profeta Maomé, a Arábia era formada por povos semitas que viviam em diferentes tribos.
Apesar de falarem o mesmo idioma, os árabes possuíam diferentes estilos de vida e crença.
O Império Árabe poderá aparecer em questões de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!
Os beduínos eram nômades e possuíam uma vida dura no deserto, eles usavam o camelo como principal fator para sua sobrevivência.
Afinal, esse animal proporcionava aos beduínos leite e carne e roupas por conta do seu pelo.
Por meio de caravanas, praticavam o comércio de vários produtos pelas cidades da região. Em contrapartida as tribos coraixitas, viviam na região litorânea e viviam através do comércio fixo.
Após a morte do profeta Maomé em 632 d.C. a Arábia foi unificada. Por conta dessa união e pelo islamismo, teve-se o início da expansão do Império Árabe.
A saber, os árabes eram liderados por um califa, espécie de chefe político, militar e religioso.
Os árabes seguiam os ensinamentos presentes no Alcorão, livro sagrado e acreditavam que todos deveriam ser convertidos ao islamismo por meio da Guerra Santa.
Dessa maneira, os árabes acabam expandindo o islamismo ao Iêmen, Pérsia, Síria, Omã, Egito e Palestina. Já no ano de 711 d.C. dominaram boa parte da Península Ibérica, região que corresponde ao espaço da Espanha e Portugal.
No entanto, em 732 d.C. acabaram sendo vencidos pelos francos na Batalha de Poitiers que acabou com a expansão desse povo pelo norte da Europa.
Ao longo do tempo, novas dinastias foram surgindo e o Império Árabe foi perdendo poder e força.
O Império Árabe durante o seu período de expansão acabou absorvendo conhecimento e cultura de outros povos. Foram por meio deles que nomes como o de Aristóteles espalhou-se pela Europa, assim como outros nomes da antiguidade grega.
A cultura árabe caracterizou-se principalmente pela construção de maravilhosos palácios e mesquitas. Podemos destacar nessas construções, os arabescos para ilustração e decoração.
Por fim, a cultura árabe tem um grande valor cultural, artístico e literário. Deixando diversas obras literárias conhecidas até hoje no Ocidente.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre o Império Árabe?
Não deixe de ler também – 5 filmes para estudar o Império Romano.