Hoje queremos propor um desafio diferente para você: decifrar imagens de ilusão de ótica em obras de arte. Vários pintores e desenhistas geniais revolucionaram o mundo com suas técnicas e formas de pensar, trazendo obras realmente incríveis e inspiradoras.
Pensando nisso, separamos alguns quadros e pinturas super famosos para que você adivinhe o caráter de suas imagens. Será que dá para entender exatamente o que está retratado em cada uma das cenas. Vamos testar suas capacidades de observação a seguir.
Vamos começar com uma obra de arte do artista italiano Giuseppe Arcimboldo, chamada de “Cabeça reversível com cesto de frutas” de 1590. Seu título é alto explicativo, por se tratar de um dos maiores exemplos de ilusão de ótica em obras de arte:
A obra é exatamente o que ela parece, um arranjo de frutas que forma uma cabeça e um rosto humano. Mas só conseguimos perceber a genialidade dessa imagem quando a viramos para baixo. Ela continua fazendo sentido, mostrando algo totalmente diferente. Veja:
Realmente, Giuseppe Arcimboldo é um símbolo de talento artístico. Afinal de contas, aqui você acima de tudo um simples cesto de frutas, não é mesmo? Se você gostou dessa obra, então a próxima pintura também vai mexer com você.
Abaixo você vai ver uma pintura intitulada “Tudo é vaidade”. Ela foi feita por Charles Allan Gilbert, em 1892. E seu título é bastante sugestivo, e não por acaso. Isso porque a obra mostra uma vaidosa mulher em frente ao espelho enquanto se arruma. Mas há algo a mais na imagem, que torna sua mensagem ainda mais poderosa. Observe:
Na imagem, podemos ver claramente uma moça diante do espelho, arrumando-se de forma vaidosa. Mas se você prestar bastante atenção na cena, verá um excelente exemplo de ilusão de ótica em obras de arte. Isso porque, ao observá-la de longe, é possível ver um esqueleto.
Ao perceber essa cena, a mensagem da imagem fica clara. Não importa quão vaidosa a pessoa seja, quando ela partir isso não vai importar.
Para finalizar, separamos mais uma obra super famosa e impactante. O retrato “Casal ou músico” pintado por Salvador Dali em 1930 tem uma dinâmica super interessante. Nele você pode ver tanto um casal de idosos quanto dois homens, um de cada lado da tela sendo que o do canto direito carrega um violão:
Conseguiu encontrar as duas imagens diferentes? Sem dúvidas Salvador Dali foi um gênio do surrealismo, e proporcionou obras magníficas como essa. Não há como negar que se trata de uma excelente ilusão de ótica.
E então, o que achou dessas obras? Sem dúvidas a arte é uma excelente forma de exercitar nossa imaginação. E suas ilusões de ótica nossas capacidades cognitivas.