O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) divulgou as principais datas e procedimentos do Exame Classificatório 2023/2 através da publicação do edital de abertura. De acordo com o edital, o IFPI está ofertando mais de mil vagas para ingresso na Educação Profissional Técnica de Nível Médio nas formas Concomitante e/ou Subsequente.
Conforme o cronograma, o período de inscrição será das 16h do dia 27 de abril ao dia 6 de junho de 2023. As inscrições devem ser feitas on-line, exclusivamente por meio do site do Processo de Seleção.
Para efetivar o cadastro, os candidatos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido, ou seja, até 7 de junho. De acordo com o edital, o valor da taxa de inscrição é de R$ 15,00. O pagamento poderá ser feito nas agências e caixas eletrônicos do Banco do Brasil ou seus correspondentes bancários.
O edital do processo seletivo prevê que estudantes de baixa renda podem solicitar a isenção da taxa de inscrição entre os dias 27 de abril e 22 de maio. Conforme as orientações do edital, os interessados devem fazer o pedido no ato da inscrição, mediante escolha da inscrição do tipo “Isento” e indicação do Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico, e documento de identificação RG.
Têm direito ao benefício o estudante que pertence uma família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, cuja renda familiar mensal por pessoa seja inferior ou igual a meio salário mínimo.
A divulgação do resultado preliminar dos pedidos de isenção está prevista para o dia 23 de maio, com o recebimento de recursos até o dia 24 seguinte. Após analisar os recursos, o IFPI publicará o resultado final da isenção em 25 de maio.
A classificação dos candidatos para o preenchimento de vagas será feita por meio do desempenho por eles obtido em prova aplicada pelo IFPI. O instituto aplicará o Exame Classificatório no dia 2 de julho.
Conforme o edital, a avaliação contará com 60 questões sobre as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, sendo 30 vagas de cada. Os candidatos podem consultar o conteúdo programático da prova na íntegra por meio do site do IFPI.
Os candidatos que precisarem de tratamento por nome social puderam enviar as solicitações nos dias 22 e 23 de abril. A divulgação do resultado preliminar dos pedidos está prevista para essa segunda-feira, 24 de abril, com interposição de recurso até amanhã. Já o resultado final dos pedidos de tratamento por nome social está previsto para 26 de abril.
Já os estudantes que necessitam de Atendimento Especial no dia das provas deverão indicar essa demanda no momento da inscrição, do dia 27 de abril ao dia 6 de junho. Esse prazo também vale para a solicitação da Heteroidentificação dos candidatos que irão concorrer às vagas para Pretos, Pardos e Indígenas. A divulgação dos resultados de ambas as solicitações está prevista para o dia 14 de junho.
Ao todo, o IFPI está ofertando 1.460 vagas para cursos técnicos subsequentes e para técnicos concomitantes ao Ensino Médio de diversas áreas. Confira quadro de vagas por campi aqui.
Parte das vagas está reservada para estudantes egressos de escolas públicas, com recorte de renda e percentual para Pretos, Pardos e Indígenas e para PcDs. Os candidatos aprovados dentro dos cotas raciais deverão passar pelo procedimento de heteroidentificação.
De acordo com o cronograma, a publicação do resultado final do Exame Classificatório 2023/2 está marcada para acontecer a partir do dia 24 de julho de 2023. Na mesma data, o IFPI deve publicar a convocação em 1ª chamada.
Acesse o edital do processo seletivo na íntegra.
Leia também Matrículas de estudantes indígenas em universidades subiram 374% no período de 2011 a 2021; saiba mais.