O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) divulga nesta segunda-feira, dia 23 de outubro , o resultado final do Processo Seletivo 2024, que visa a seleção de novos alunos para ingresso no primeiro semestre letivo do próximo ano.
Desse modo, a partir desta segunda (23), os candidatos poderão conferir a classificação geral e a lista de convocados em 1ª chamada. Os estudantes classificados deverão confirmar vaga até o dia 30 de outubro.
Em breve, o IFFar divulgará as orientações e documentos necessários para as matrículas. Além de documentos de identificação do candidato como RG e CPF, o Instituto solicita a apresentação de certificação de conclusão do Ensino Fundamental para os aprovados para os cursos integrados e do Ensino Médio para os cursos subsequentes.
Caso haja vagas não preenchidas, o IFFar poderá realizar uma 2ª chamada para ocupar todas as vagas. De acordo com o cronograma, a 2ª chamada está prevista para 8 de novembro.
O IFFar é uma das principais instituições de ensino técnico e profissionalizante da Mesorregião Centro Ocidental Rio-Grandense e também do Estado. Com cursos reconhecidos pelo MEC, o Instituto oferece diversas formações que abrem portas para o mercado de trabalho.
Nesse Processo Seletivo, o IFFar está ofertando, ao todo, 1.761 vagas para os cursos técnicos na modalidade integrado. As oportunidades são para o ingresso de novos alunos no primeiro semestre letivo de 2024.
Os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFFar são aqueles em que os estudantes fazem as disciplinas básicas do ensino médio e o curso técnico no IFFar. Nesse sentido, quem possui ensino fundamental completo ou vai completar até o início do curso no IFFar.
Os cursos ofertados são ministrados no diversos campi do IFFar distribuídos em 12 cidades do Rio Grande do Sul: Alegrete, Frederico Westphalen, Jaguari, Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santo Augusto, São Borja, São Vicente do Sul e Uruguaina.
Parte das vagas ofertadas estão reservadas para estudantes egressos de escolas da rede pública de ensino, de acordo com a Lei de Cotas. Portanto, há percentual de vagas exclusivo para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI) e para pessoas com deficiência (PcD). Há também recorte de renda nas vagas reservadas.
Os candidatos aprovados dentro do sistema de cotas deverão comprovar os critérios estabelecidos no edital para garantir o direito à vaga.
A classificação dos candidatos inscritos nessa seleção foi estabelecida a partir das notas obtidas pelos participantes em provas aplicadas pelo IFFar. Conforme estabelecido pelo Instituto em edital, as provas foram aplicadas no dia 8 de outubro (domingo), de forma presencial.
A aplicação das provas aconteceu no período da tarde, das 14 às 18h, em locais de prova em todos os municípios nos quais o IFFar possui campus.
Conforme indicado previamente no edital, a prova teve como base os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) referentes ao Ensino Fundamental II. Ao todo, os candidatos responderam a 40 (quarenta) questões objetivas de múltipla escolha sobre as seguintes matérias:
A relação completa de conteúdos inclusos no conteúdo programático do Processo Seletivo 2024 está disponível em edital.
Acesse o edital de abertura para mais informações.
Leia também UFPel reabre o período de inscrição para cursos de graduação a distância da UAB; saiba mais.