São diversos os fatores que podem nos ajudar a identificar a ansiedade no trabalho e implementar medidas que minimizem os gatilhos negativos e aumentem o bem-estar. Porém, nem sempre conseguimos detectar os sinais sozinhos, especialmente quando o problema começa a se instaurar com mais profundidade.
Sendo assim, preparamos este pequeno guia com alguns pontos que você pode avaliar na hora de identificar o problema. Caso encontre sinais de ansiedade na sua rotina, considere conversar com um profissional da saúde mental.
Vamos adiante!
Como mencionado logo acima, existe alguns sinais que podem nos ajudar na hora de identificarmos a ansiedade na rotina de trabalho. Separamos alguns deles para que você possa fazer uma reflexão. Veja:
Basicamente, a ansiedade no trabalho diz respeito a um medo exagerado e irracional com relação ao futuro. A pessoa pode ter pensamentos catastróficos com relação ao que irá acontecer amanhã, mês que vem ou ao longo do ano. Embora não haja sinais evidentes de que um problemão está a caminho, ainda assim a pessoa costuma se preocupar excessivamente com possíveis cenários que ela imaginou.
Um dos sinais que nos ajuda a identificar a ansiedade no trabalho é a autocobrança excessiva. Uma pessoa que é ansiosa e que vive episódios de ansiedade no trabalho pode ter a sensação de que o seu desempenho nunca é bom o bastante. Ela tenta, a todo custo, atingir uma métrica perfeita, mesmo que isso seja humanamente impossível.
Assim, cobra-se excessivamente, tentando ser uma pessoa que nunca erra – o que gera ansiedade, angústia e pode, ainda, provocar a procrastinação.
A dificuldade para relaxar, seja na hora em que estiver fazendo um trabalho ou uma pausa, é um dos sinais para identificar o problema. A pessoa ansiosa pode ficar frequentemente em uma posição de “alerta”, tendo dificuldades para se sentir tranquila e relaxada, mesmo enquanto está pausando o trabalho por alguns minutos.
Outro sinal que pode nos ajudar a identificar a ansiedade no trabalho é a sensação de incapacidade ou de perda de controle. A pessoa ansiosa pode viver episódios nos quais ela acredita que está perdendo o controle das situações importantes, sentindo-se extremamente preocupada e assustada por conta disso. Ao ter essa sensação, a mente do indivíduo pode começar a imaginar catástrofes que virão pela frente.
Além disso, a sensação de ser incapaz de concluir algo com qualidade também pode ser um dos sinais da ansiedade. Isso porque a pessoa sente que não consegue ter o controle das demandas que precisa executar e, consequentemente, crê que não será capaz de finalizar algo importante.
Por fim, não podemos deixar de citar os sintomas físicos que também podem aparecer. Sudorese, tontura, falta de ar, taquicardia… Esses são alguns dos sintomas de ansiedade que podem surgir nas mais diversas esferas da vida do indivíduo, inclusive no trabalho.
Se você tem vivenciado essas situações, considere buscar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. O profissional da saúde tem respaldo científico para ajudá-lo diante dessas questões. Cuide-se e fique bem!