Identificar o gargalo do processo é importante para o sucesso do negócio, haja vista que interfere diretamente na entrega ao cliente final.
Porém, pode não ser um grande problema para a sua empresa caso não identifique o gargalo no seu processo. Ao passo que, muitas vezes, o gargalo só vai ficar evidente quando precisar atender mais clientes.
No entanto, antes de realizar novas contratações para suprir aumento da demanda, pense em qual etapa do processo está acontecendo o gargalo da sua produção.
Por isso, reveja todos os processos da sua empresa, muitas vezes o gargalo da sua empresa pode estar em uma etapa simples, que quando resolvida, elimina a necessidade de aumento de pessoal.
Importante lembrar-se de que todo o processo tem restrição, é natural que se a empresa está ativa, ocorram situações que atrapalhem o processo. Sendo assim, todo processo possui alguma etapa de exige mais atenção, ao passo que é mais complexa.
Por isso, muitas vezes o gargalo não exatamente uma falha do processo, mas uma limitação da produtividade da empresa.
Trabalhar os gargalos é uma maneira de aumentar seu faturamento, uma vez que permite que atenda mais clientes. Sendo assim, a identificação de um gargalo sem resolução é uma limitação e não uma falha. Ao que pode otimizar tarefas que não são gargalo.
Certamente poderá diminuir o tempo de produção. Contudo, isso ainda não deixa o seu negócio em meio à escalabilidade. Por isso, ainda terá que investir em estrutura para crescer.