Se você costuma sacar dinheiro em caixas eletrônicos, certamente já teve aquele temor de ter o seu cartão retido dentro da máquina. Casos como estes são comuns em todo o Brasil, e normalmente são resolvidos em alguns minutos. Mas desta vez, o temor vem aumentando, porque golpistas estão se aproveitando deste problema.
Foi o que aconteceu, por exemplo, com um morador da cidade de Piracicaba, no estado de São Paulo. De acordo com informações da vítima, ele teria perdido nada menos do que R$ 65 mil logo depois de ter o seu cartão retido dentro de um caixa eletrônico. O crime aconteceu no último dia 6 de dezembro.
De acordo com a vítima, o golpe ocorreu em uma agência da Avenida Carlos Botelho, na cidade de Piracicaba. Em entrevista, o homem explicou que foi até a agência no período da noite para realizar um depósito no valor de R$ 2 mil. Mas ao tentar realizar a operação, o cartão ficou preso na máquina.
“Uma pessoa me distraiu e a própria pessoa que estava [lá] me orientou: liga no 0800 que eles resolvem a situação. Quando eu liguei para o 0800 do banco eles me orientaram a não retirar o cartão porque poderia danificar a máquina e eventualmente eu teria que pagar esse prejuízo”, contou.
Entretanto, o fato é que a pessoa que orientou a vítima não era uma atendente do banco, e sim um golpista. Logo depois destas primeiras instruções, ele pediu para que o senhor deixasse a agência e retornasse no dia seguinte para pegar o cartão de volta.
Ao voltar ao banco no dia seguinte, ele se deparou com a notícia de que tinha caído em um golpe. No decorrer das horas anteriores, os golpistas realizaram uma série de transações com o cartão e o prejuízo chegou a R$ 65 mil.
“Eu nunca imaginava, porque eu estava dentro da agência, onde existem câmeras de filmagem, e a gente considera que estava em segurança”, lamentou. “Infelizmente o ser humano está perdendo a noção total da maldade. Eles fazem a maldade e não importa quem está do outro lado”, completou.
O Bradesco, banco em que o homem foi vítima do golpe, se pronunciou sobre o caso. De acordo com a instituição financeira, o crime em questão foi provocado por fatores externos, ou seja, eles alegam que o banco não poderia ter feito nada para impedir que a situação ocorresse.
De todo modo, o Bradesco disse que vai tentar resolver a situação diretamente com o senhor que foi vítima do golpe.
“O banco ainda reforça que não entra em contato com clientes pedindo senhas, posições da chave de segurança, atualizações sistêmicas ou solicitando que o usuário baixe aplicativos de acesso remoto. Qualquer mensagem ou contato suspeito, o cliente pode encaminhar para o canal de denúncias evidencia@bradesco.com.br, que realiza a avaliação e contata as empresas de telefonia para desabilitar o número que está se passando pelo banco.”
Mas afinal de contas, o que fazer se o cartão inserido ficar preso dentro do caixa eletrônico? Abaixo, você pode conferir algumas dicas: