Enem e Vestibular

História: Entenda o governo de Rei Luís XIV

Luís XIV, também conhecido como Rei Sol, foi o monarca que reinou por mais tempo na história da Europa, governando a França por 72 anos e 110 dias. Ele foi responsável pela mudança do centro do governo francês para o Palácio de Versalhes em 1682.

Ele assumiu o trono aos cinco anos de idade e foi criado para acreditar em seu direito divino de governar. Sua experiência com a agitação civil durante a infância fomentou simultaneamente seu desejo por uma França forte, bem como sua aversão pelo campesinato francês.

Ele construiu um governo central forte e expandiu as fronteiras da França, mas seu estilo de vida pródigo lançou as bases para a Revolução Francesa.

O rei sol

O pai de Luís morreu quando ele tinha apenas quatro anos, tornando-o Luís XIV, rei da França. Sua mãe serviu como regente com a ajuda do cardeal Mazarin, mas os anos foram marcados por distúrbios civis.

Quando Luís tinha 9 anos, membros do parlamento de Paris se rebelaram contra a coroa e a família real foi forçada a fugir para o Château de Saint-Germain-en-Laye.

A rebelião e subsequente guerra civil, conhecida como Fronda, provocou a antipatia de Luís por Paris e seu medo de rebeliões, impactando suas futuras decisões políticas.

Em 1661, o cardeal Mazarin morreu e Luís se declarou o Monarca Absoluto para o parlamento francês, rompendo com os reis franceses anteriores. Na opinião de Louis, traição não era um crime sob a lei, mas sim um pecado contra Deus.

Ele adotou o Sol como símbolo de sua monarquia e imediatamente começou a centralizar o controle do governo. Ele desenvolveu uma política externa rígida enquanto expandia a marinha e o exército e, em 1667, invadiu a Holanda para reivindicar o que acreditava ser a herança de sua esposa.

Sob pressão dos holandeses e ingleses, ele foi forçado a recuar, embora em 1672 ele tenha conseguido se aliar a um novo rei inglês, Carlos II, para conquistar o território dos holandeses e expandir o tamanho da França.

Luís nomeou os leais à coroa para cargos do governo para cuidar de questões jurídicas e financeiras nas diferentes regiões da França. Em 1682, ele mudou formalmente o centro do governo de Paris para seu palácio em Versalhes.

Católico convicto, Luís revogou o Édito de Nantes em 1685, que fornecia proteção legal aos protestantes franceses, causando um êxodo em massa de protestantes para a Holanda e a Inglaterra.

Legado

Durante sua vida, Luís XIV construiu um império, reconstruindo o governo da França e transformando o país na potência europeia dominante.

Ele é o exemplo mais significativo de um monarca absoluto durante os séculos 17 e 18 e construiu o Palácio de Versalhes, um dos marcos históricos contemporâneos mais famosos do mundo.

Por mais forte que Luís XIV tenha tornado a França para adversários estrangeiros, ele criou uma divisão nítida entre a nobreza e as classes trabalhadoras, isolando a elite política em Versalhes e separando a nobreza da gente comum em Paris.

Além disso, embora tenha criado uma França mais forte do que nunca, ele, sem saber, lançou as bases para a revolução que estava por vir, uma revolução que veria o fim permanente da monarquia francesa.

E então, gostou de conhecer mais sobre o rei Luís XIV?

Não deixe de ler também – Atualidades: O que é uma monarquia constitucional