O Salazarismo foi um regime ditatorial em Portugal que teve como líder Antônio de Oliveira Salazar. O ditador tornou-se primeiro Ministro de Portugal em 1932, e ficou 41 anos no poder.
Durante o regime, Salazar realizou ações na economia portuguesa, criando impostos e diminuindo custos do governo, dessa forma, conseguiu equilibrar as contas e reduzir o déficit governamental.
Essas medidas fizeram Salazar adquirir influência, poder e popularidade. Além do mais, ele conseguiu superar as forças que os militares possuíam até aquele momento.
A saber, regimes ditatoriais aparecem em diversas provas de vestibulares, assim como no ENEM, por isso vale a pena ficar ligado, acompanhe o post!
A ditadura de Salazar teve como uma de suas prioridades a implantação de uma nova Constituição em Portugal. Desse modo, em 1933, chega ao fim a Ditadura Militar e inicia-se a Ditadura Salazarista.
A medida foi tomada visando a mudança dos poderes políticos portugueses que de fato aconteceu. Uma das medidas quase que realizadas de imediato foi a perda da liberdade de expressão.
Por conseguinte, perdeu-se o direito à greve, além do controle da ação de alguns órgãos de poder, como por exemplo a Assembleia Nacional.
Desse modo, o poder do presidente passou a ser simbólico, visto que todo poder estava nas mãos do Primeiro Ministro Salazar.
A ditadura salazarista, teve como principais características:
Por fim, a ditadura de Salazar foi uma das mais longas do século XX, guiada pelos modelos fascistas. Foi um período de muita censura, repressão e autoritarismo por conta do Salazarismo. A ditadura Salazarista chegou ao fim em 1974, por conta da Revolução dos Cravos e uma enorme manifestação militar.