A Idade do Bronze compreende um período da Pré-História e Antiguidade onde houve a criação da metalurgia do bronze, ou seja, o desenvolvimento de uma liga metálica constituída pela união do estanho com o cobre.
Por sua importância, a Idade do Bronze pode ser citada em questões do Enem, vestibulares e concursos. Acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto.
Até hoje os pesquisadores têm dificuldades para conseguir definir uma data exata para o período, afinal cada civilização fabricou e utilizou o bronze em épocas distintas.
No entanto, é possível afirmar que a Idade do Bronze surgiu entre 4.000 a.C e 1.300 a.C. Além disso, em cada região o processo de fabricação do metal ocorreu de maneira diferente.
Veja abaixo quando começou a produção do bronze e utilização em algumas regiões:
Na Idade do Bronze houve a troca de determinados instrumentos de pedra e cobre pelos de bronze, fato que aumentou a produção, sobretudo da agricultura. Por conta disso, acabou também promovendo uma maior durabilidade dos produtos.
Vale destacar que o bronze é um material mais resistente e durável do que o cobre, por exemplo, que era o metal mais usado naquela época.
O desenvolvimento de armas de combate de bronze, deu mais poderes ao povo que dominava o processo de fabricação desse metal, promovendo um maior poder de conquista e dominação bélica.
Além disso, a utilização para produção de objetos domésticos como: facas, machados, entre outros, melhorou a qualidade de alguns serviços.
Ademais, houve o desenvolvimento de instrumentos de caça mais eficientes como lanças, arpões e facões.
Por fim, a utilização do bronze até os dias de hoje para o desenvolvimento artísticos como máscaras, estatuetas, entre outros. Além de adorno para colares, pulseiras, anéis, etc.
E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – História: Características da Idade dos Metais.