História do Brasil: tópicos importantes sobre o Período Regencial

Confira quais são eles!

História do Brasil: tópicos que você precisa saber sobre o Período Regencial

O Período Regencial foi uma fase da história do Brasil que aconteceu entre os anos de 1831 e 1840 e que foi caracterizada por uma grande instabilidade política.

O assunto é extremamente abordado por questões de história, principalmente dentro dos vestibulares, dos concursos e da prova do ENEM.

Dessa maneira, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com os tópicos importantes que você precisa dominar sobre o Período Regencial. Vamos conferir!

A instabilidade do Período Regencial

Você deve ter em mente que o Período Regencial é um período de transição entre o Primeiro Reinado, que acabou no ano de 1831, e o Segundo Reinado, que começa no ano de 1840.

Justamente por ser um período transitório e que não podia contar com a figura de um monarca, o Período Regencial foi marcado por instabilidades políticas e econômicas do começo ao fim.

Dois partidos políticos

O cenário político do Período Regencial foi caracterizado pela presença de dois grupos políticos predominantes: os restauradores e os progressistas.

Os restaurares eram considerados mais conservadores, enquanto os progressistas possuíam uma visão liberal.

É importância que você saiba que os dois grupos disputaram o poder dentro do parlamento brasileiro durante todo o período, influenciando também na escolha dos regentes que governariam o país.

Revoltas populares

O Período Regencial foi uma fase de grande instabilidade econômica e política. Isso porque, algumas lideranças regionais viam o recém-consolidado processo de independência como um momento de vulnerabilidade do poder central, ideal para que eles pudessem tentar conseguir a separação do país.

Diversas revoltas populares caracterizaram o Período Regencial, contribuindo para o cenário de instabilidade política existente. Dentre as principais, podemos destacar a Sabinada e a Cabanagem.

A Cabanagem aconteceu entre os anos de 1835 e 1840 na província do Grão-Pará (atual estado do Pará). A Sabinada, por sua vez, aconteceu na Bahia entre os anos de 1837 e 1838. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.