Estamos na era digital, e a era da informação traz diversas necessidades oriundas dos avanços tecnológicos, por isso, o empreendedorismo no mercado atual pode ser desafiador, ao passo que pode ser beneficiado pela hiperconectividade.
A era da produtividade, das ideias, da internet das coisas, além da hiperautomação, da Inteligência Artificial etc. A era na qual estamos vivendo é resultado de uma revolução importante no mercado, causada pela união entre a inteligência humana e as máquinas. Certamente, essas mudanças ainda estão ocorrendo, por isso, a era de tantas novidades pode ser uma era de constante inovação.
O fluxo no qual estamos inseridos no mercado teve início no final do século XX, no momento em que a eletrônica foi introduzida na rotina das pessoas físicas e jurídicas; muitos chamam essa revolução de era tecnológica, ou ainda, “Terceira Revolução Industrial”.
Essa hiperconectividade que atualmente está inserida na rotina e no fluxo de oferta e demanda pode ser muito vantajosa para as empresas; já que a tecnologia trouxe muitas vantagens competitivas, reduziu custos e ainda pode ser uma fonte de grandes oportunidades no mundo dos negócios.
A transformação digital está acontecendo desde antes de tantas nomenclaturas para uma explicação sobre mudanças inconstantes e tangíveis. Por isso, uma empresa que atua de maneira inovadora e tecnológica tende a alcançar espaços relevantes no mercado atual.
Muitas informações são possibilitadas pela internet, por isso, a tecnologia também é chamada de era da informação, já que diversas informações são disparadas pela internet o tempo todo.
Por isso, a era digital também traz novas necessidades e possibilita novas ideias, de modo que muitas empresas podem se tornar vantajosas a partir de uma ideia diferenciada, e não exatamente por conta do seu porte ou origem; já que essa é uma outra mudança oriunda da era digital.
Atualmente, é possível que novas ideias ganhem espaço no mercado e direcionem empresas de pequeno porte para a liderança. Pois, podemos observar nos últimos anos grandes marcas que perderam espaços no mercado, que eram até então posições consolidadas, para empresas de menor porte, porém mais desburocratizadas e inovadoras.
Sendo assim, a inovação tecnológica é uma necessidade, ao passo que também é uma realidade na era das ideias. Por isso, é importante que o empreendedor torne a era digital uma quebra de barreiras necessária para que direcione o seu negócio de maneira inovadora, resiliente e desburocratizada.