Denominamos de “hiato” um dos três tipos de encontros vocálicos que existem na língua portuguesa.
O tópico é abordado com frequência nas principais provas de português do país, com um destaque para aquelas dos vestibulares e dos concursos.
Vamos descobrir, a seguir, mais informações sobre os hiatos.
Como mencionado, o hiato é um tipo de encontro vocálico. Assim, antes de analisarmos os hiatos, precisamos entender o que são os encontros vocálicos.
Os encontros vocálicos acontecem quando ocorre o encontro de vogais ou semivogais (letras que têm sons vocálicos quando são pronunciadas com menos força) em uma palavra, sem a presença de consoantes entre elas.
Existem três tipos de encontros vocálicos na língua portuguesa: os ditongos, os tritongos e os hiatos.
Os hiatos acontecem quando duas vogais que se encontram em alguma palavra da língua portuguesa se separam a partir do momento em que ocorre a separação de sílabas dessa expressão.
Tome cuidado: os hiatos se assemelham aos ditongos, uma vez que ambos ocorrem a partir do encontro de duas vogais em uma mesma palavra. No entanto, os ditongos acontecem quando essas vogais continuam juntas com a separação silábica. Os hiatos, por sua vez, se caracterizam pela separação dessas vogais.
Para que a definição de hiato fique mais clara, vamos observar alguns exemplos e a separação das sílabas dos mesmos.
Tome cuidado para não confundir os três tipos de encontros vocálicos. Vamos analisar, a seguir, as diferenças entre eles: