Bolsonaro demite ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta

A informação foi divulgada pelo próprio ministro em uma rede social.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) demitiu nesta quinta-feira, 16 de abril, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A informação foi divulgada pelo próprio ministro em uma rede social. O médico oncologista Nelson Teich vai assumir a pasta.

“Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar”, escreveu no Twitter.

“Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país”, prosseguiu o agora ex-ministro.

Ex-deputado federal, Mandetta estava à frente da pasta quando o presidente Jair Bolsonaro assumiu, em janeiro de 2019. Durante à pandemia do novo coronavírus, Mandetta ganhou maior visibilidade por conta da crise.

Além de Mandetta, podem sair, nos próximos dias, dois assessores próximos do ex-ministro: o secretário-executivo da pasta, João Gabbardo, e o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira.

Pesquisas sobre desempenho

A demissão do ministro foi anunciada logo na semana seguinte após o Instituto Data Folha divulgar uma pesquisa que mediu avaliação do desempenho de Bolsonaro, dos governadores e do Ministério da Saúde na condução da crise do coronavírus.

Na avaliação, o presidente Bolsonaro teve 33% de avaliação como ótima ou boa e 39% de reprovação. Em 23 de março, quando foi realizado o último levantamento, foi registrada aprovação de 35% e reprovação de 33%.

O Ministério da Saúde foi bem avaliado na pesquisa. A pasta teve aprovação de 76% e reprovação de 5%. Antes disso, a aprovação do Ministério era de 55%, e a reprovação era de 12%.

Casos de coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou na tarde desta quinta-feira, 16 de abril, a informação de que o Brasil tem 30.425 casos confirmados de novo coronavírus. São, ao todo, 1.924 mortes.

Os principais dados divulgados pelo Ministério são:

  • 1.924 mortes confirmadas no país
  • 30.425 casos confirmados
  • São Paulo é maior em número de casos e mortes: 11.568 e 853, respectivamente

Na quarta-feira, 15 de abril, foram registrados no país 1.736 mortes e 28.320 casos confirmados de coronavírus no Brasil. Em relação ao balanço anterior, foram acrescentadas 188 mortes e 2.105 novos casos.

Estados com mais mortes confirmadas são: São Paulo (853), Rio de Janeiro (300), Pernambuco (160), Ceará (124) e Amazonas (124).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.