Os hábitos que sugam a energia no trabalho podem atrapalhar o seu desempenho e, muitas vezes, resultar em situações difíceis de lidar, como a temida demissão. Por conta disso, é muito importante saber detectá-los para manter a saúde mental em dia e, ao mesmo tempo, uma produtividade saudável.
Veja, no decorrer deste conteúdo, algumas informações sobre esse tema.
São diversos os hábitos que sugam a energia no trabalho quando não damos a devida atenção a eles. Por isso, praticar o autoconhecimento e visualizar o que pode estar atrapalhando o seu foco e a sua disposição é fundamental. Até porque, cada pessoa é única e possui a sua própria singularidade, portanto, avaliar o que realmente impacta a sua energia, e não apenas considerar o que os outros dizem, é relevante.
De todo modo, você também pode se inspirar em algumas considerações válidas que trouxemos. Veja:
Ficar dando espaço para os fofoqueiros é um dos hábitos que sugam a energia no trabalho. Tente cortar esse tipo de conversa, afinal, ela não agrega em nada e pode, com o passar do tempo, manchar a sua imagem profissional. Portanto, diga para que a pessoa resolva o problema que ela tem com o outro, e não fique falando para você as insatisfações que ela tem dentro de um relacionamento no trabalho.
Se você apenas executa, sem se organizar e sem nem ter ideia do que vem por primeiro ou por segundo, saiba que esse é mais um dos hábitos que sugam a energia no trabalho. Você estará apenas executando, sem aquela sensação de ter feito algo relevante e concluído um projeto importante.
Pare de focar apenas em atuar como se fosse um bombeiro no seu trabalho. Se é sempre você quem precisa apagar todos os incêndios, pode ser que sua imagem seja exatamente esta: o bombeiro da equipe. Posicione-se para quebrar essa visão e impedir que esse hábito de “correr atrás do prejuízo” prejudique você.
Se você tem o costume de evitar as pausas a todo custo, saiba que esse é mais um dos hábitos que sugam a energia no trabalho. As pausas são essenciais para a mente e para o corpo, e ajudam a manter a energia, o foco, a disposição, etc. Além disso, contribui para os insights que precisamos ter ao longo do dia.
Se você também tem o hábito de aceitar tudo o que pedem, mesmo quando algo passa dos limites e você sabe que não vai dar conta, é importante ligar um alerta!
Esse tipo de atitude pode levar você ao esgotamento emocional, prejudicando a sua saúde e transformando o hábito em um problema que impacta diversas esferas da sua vida.
Por isso, quando você estiver analisando os hábitos que sugam a energia no trabalho, veja se este faz parte da sua atuação cotidiana e, o quanto antes, corte-o, respeitando os seus limites e aprendendo a dizer não quando necessário.
Cuide-se para ter mais energia e saúde!