Hábitos de Consumo e Poupança no Planejamento Financeiro Pessoal

Planejamento financeiro pessoal e o direcionamento da poupança 

O planejamento financeiro pessoal pode ser fundamental para viabilizar uma poupança e amparar seus planejamentos em longo prazo. No entanto, é necessário que você avalie a situação atual e modifique hábitos atuais para que você possa ter um estilo de vida mais econômico.

Sendo assim, é importante que você tenha adaptabilidade e flexibilidade para adaptar as dicas  para que você possa direcionar a sua poupança. Primeiramente, é fundamental que você faça um mapeamento do seu momento atual.

Mapeamento de sua situação atual e separação de custos fixos e variáveis 

Esse mapeamento é feito através da separação dos seus custos fixos e dos seus custos variáveis. Sendo assim, é primordial que você  faça um acompanhamento de todos os seus gastos.

Sendo assim, separe os seus gastos fixos de seus gastos variáveis. Custos fixos  são as contas de consumo, como o fornecimento de energia elétrica, água, plano de saúde, dentre outros.

Já os seus gastos variáveis são todos os demais. Você pode categorizar e até mesmo ordená-los de acordo com a importância de cada gasto em sua rotina.

Não mantenha produtos em excessos

 Além disso, é importante que você verifique seus excessos, ou seja, produtos que você possui que estão em bom estado de conservação para que você possa vendê-los pela internet.

Essas simples alterações já podem ajudar a direcionar novos hábitos. Pois através dessas análises você pode começar a questionar o seu consumo. Ou seja, quando você for comprar algo questione a necessidade, e principalmente, se tal produto deve ser comprado no momento atual.

Muitas pessoas não questionam seus hábitos de consumo e acabam comprando muito por impulso. Por isso, esse questionamento é uma maneira de quebrar esse padrão.

Hábito de questionar seu consumo e de poupar pequeno valores 

Além disso, a proposta é que você faça desse questionamento um hábito. Por isso, enquanto você faz o seu acompanhamento de gastos e vende seus excessos é importante que você faça da poupança um hábito.

Isso porque a poupança precisa que você a alimente mensalmente, mas não exatamente precisa de valores elevados em um primeiro momento.

Pois, o que importa neste primeiro momento é que você crie esse hábito. Posteriormente, quando as suas finanças melhorarem por conta de todo esse acompanhamento, a tendência é que você direcione valores cada vez maiores.

Dessa maneira, você cria novos hábitos dentro da sua rotina que irão amparar seus planos de vida em curto, médio e longo prazo. Além disso, é uma maneira de você mudar o foco da sua relação com dinheiro. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.