A educação inclusiva também foi afetada pela pandemia do novo coronavírus. Com a necessidade de isolamento social, esse público precisou se afastar das atividades sociais nas escolas, além da aprendizagem, claro.
Com isso, estratégias precisam ser criadas para que crianças e jovens com deficiências físicas, intelectuais e transtornos de aprendizagem sejam amparados nesse momento complicado.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 15% da população no mundo todo vive com algum tipo de deficiência. No Brasil, segundo dados do IBGE, 45 milhões de pessoas se enquadram nesse grupo.
Para promover o conhecimento a respeito da educação inclusiva no contexto da pandemia da Covid-19, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação lançou um guia para informar como agir, cobrar e trabalhar pela educação de maneira colaborativa.
Foram reunidas diversas organizações que atuam em prol da educação brasileira inclusiva, como Escola de Gente, Mais Diferenças e o COLETIVXS para elaborar essa cartilha.
O material é voltado para profissionais e a comunidade que se interessam em ajudar de alguma forma as pessoas com deficiência diante do cenário de pandemia no qual estamos vivendo.
No guia o contexto geral da pandemia no mundo e no Brasil é explorado inicialmente. A partir daí, é falado sobre os diversos desafios da educação enquanto ocorre o distanciamento social por conta do coronavírus.
Lembrando que o foco é nas pessoas com deficiência, mostrando como há exclusão, assim como complexidade na aprendizagem delas estando distantes da escola.
Afinal, a desigualdade no País faz com que essas pessoas não tenham recursos tecnológicos, materiais adequados e nem condições de contratar profissionais da área para auxiliar no dia a dia. Ou seja, é fácil de ficarem à margem da sociedade em fases normais, imagine se tratando nesse período.
O guia também traz recomendações internacionais da área educacional para a inclusão desses estudantes, artigos da legislação brasileira referentes ao tema e como o poder público e as escolas têm se mobilizado.
Confira o guia completo da Campanha neste link.
Sem dúvidas esse é um dos assuntos que devem estar sempre vigentes, principalmente em épocas de caos sociais, como a que o mundo enfrente agora. E você, como pode ajudar nesse sentido?