Dicas - Concursos Públicos

Guerra do Contestado: vai cair na sua prova do ENEM!

Guerra do Contestado: tudo sobre esse importante evento!

A Guerra do Contestado foi um importante conflito que ocorreu no território do Brasil. Sendo assim, o evento é cobrado por diversas provas em suas questões de História do Brasil.

Entre essas provas, encontra-se aquela do ENEM. Assim, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre tudo o que você precisa saber dentro do referido assunto para garantir um bom desempenho na prova de humanidades.

A Guerra do Contestado ocorreu na região sul do país, entre 1912 e 1916. Com embates entre as fronteiras de Paraná e Santa Catarina, foi uma disputa por territórios e teve envolvimento sociopolítico.

Guerra do Contestado: Contexto Histórico

A Região do Contestado foi alvo durante anos de disputas territoriais. Na época, esse fato era justificado pela floresta e plantação de erva mate que havia no local.

Na época, foi idealizada uma estrada de ferro para interligar São Paulo e Rio Grande do Sul. A empresa responsável, Brazil Railway Company, comprou terras para a construção da estrada.

Porém, essas terras eram já ocupadas por diversas famílias de operários e camponeses que ali habitavam.

A companhia conseguiu a retirada das famílias e contratou cerca de 8 mil operários para dar início às obras.

Após a construção da estrada, outra área foi comprada com a intenção de iniciar um trabalho de exploração madeireira no local.

Assim, agricultores instalados na região foram retirados do local para que o empreendimento fosse possível.

Guerra do Contestado: O enfrentamento

Diante desse contexto, somado ao desemprego de operários e à falta de terras para os  camponeses, surgiu na região um movimento messiânico.

Os profetas surgiam pregando ideais de justiça, comunhão e paz, inspirados em movimentos religiosos.

Entre os supostos profetas, o maior destaque foi dado a José Maria de Santo Agostinho.

Em suas pregações, José Maria falava contra a república e sobre o fim do mundo nos anos 2000. Além disso, ele fundou a comunidade Quadrado Santo.

Preocupado com os possíveis desdobramentos da organização populacional, o governo enviou tropas para perseguir José Maria e seus seguidores.

Após diversos embates, muitos resultando na vitória dos camponeses, e quatro anos de lutas, é assinado o Acordo de Limites Paraná-Santa Catarina.

Esse acordo colocou fim à Guerra do Contestado. Porém, mesmo assim, o conflito ocasionou inúmeras mortes, entre elas a do líder José Maria.

Com o acordo surgiram as cidades de Chapecó, Mafra, Joaçaba e Porto União. Além disso, uma nova cultura para a região também foi sendo criada.