É possível ganhar dinheiro vendendo moedas raras no Brasil? Essa é uma pergunta que certamente ronda a cabeça de milhares de brasileiros nesse momento. Conforme os numismatas, a resposta é sim. Mas é preciso entender algumas regras básicas.
Dentro do mundo das moedas raras, um grupo certamente se destaca: as peças de 1 real das Olimpíadas de 2016. Esse grupo de exemplares foi criado pelo Banco Central e colocado em circulação como uma forma de homenagear a edição olímpica realizada no Rio de Janeiro.
Quase 10 anos depois das Olimpíadas de 2016, o fato é que algumas daquelas moedas já possuem valores interessantes, que podem fazer a diferença no seu orçamento no final das contas. Mas como dito, é preciso prestar atenção aos detalhes para não se perder.
As moedas das Olimpíadas são muito parecidas com as peças comuns de 1 real que encontramos todos os dias no comércio, por exemplo. Contudo, elas possuem algumas características especiais que podem fazer a diferença no final das contas.
Para ajudar no processo de identificação dos exemplares, listamos abaixo um grupo com as principais características das moedas de 1 real das Olimpíadas, tomando como base as indicações do Banco Central (BC):
Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foram realizados em agosto daquele ano na cidade do Rio de Janeiro. Aquela foi a primeira vez que uma edição olímpica foi realizada na América do Sul. Quase todos o países do mundo enviaram atletas aos jogos em questão.
Naquela ocasião, o evento foi realizado em um contexto de grande ebulição política no país, já que a então presidente Dilma Rousseff (PT) foi retirada do cargo de chefe do executivo apenas alguns dias antes dos Jogos. Quem abriu a Cerimônia de Abertura foi o seu vice-presidente, Michel Temer, que tinha acabado de assumir o poder.
Antes de toda esta polêmica, o Banco Central (BC) decidiu lançar as moedas comemorativas, que viraram uma espécie de febre entre os colecionadores. A cada ano que passa, os exemplares se tornam mais raros, e já podem ser vendidos por um alto valor quase dez anos depois da realização dos Jogos.
No nosso caso específico, para que uma moeda de 1 real das Olimpíadas seja considerada valiosa, é preciso que elas contem com uma característica específica conhecida no meio da numismática como cunho marcado no anverso ou no reverso.
Você não precisa ser um especialista na área para identificar essa característica. Basta prestar bem atenção para entender se o seu exemplar conta com traços indicados em locais estranhos.
Uma dica é comparar as diferentes moedas de 1 real que você tem em casa. Abaixo, você pode ver alguns exemplos de casos em que é possível conferir traços catalogados que podem ser considerados muito valiosos no final das contas:
Segundo analistas, não há uma mágica para descobrir quais moedas ou cédulas que você guarda em sua casa são valiosas ou não. O que é possível adiantar é que não se trata de uma tarefa simples. Na grande maioria dos casos, as moedas são apenas comuns, de modo que encontrar uma peça rara tende a ser difícil.
Mas difícil não significa impossível. Um dos erros mais comuns cometidos pelas pessoas que procuram por estas moedas raras é imaginar que os itens mais antigos são os mais valiosos. Esta não é necessariamente uma informação verdadeira. Em muitos casos, vários outros pontos devem ser levados em consideração.
Há várias opções disponíveis para a venda de moedas raras, como lojas especializadas, leilões, grupos de colecionadores em redes sociais e plataformas de comércio eletrônico. Algumas das alternativas mais conhecidas incluem: