Grande vitória: o Governo Federal poderá anunciar já nesta quinta-feira (25) o programa de barateamento dos carros populares no Brasil. Ao menos foi o que disse o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) em conversa com jornalistas nesta quarta-feira (24). O barateamento dos veículos já vinha sendo sinalizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em entrevistas recentes.
“Eu acredito que é amanhã (Lula vai anunciar o projeto), porque é o Dia da Indústria e talvez ele (Lula) queira anunciar. Mas eu não sei se vai dar tempo de processá-las (as medidas)”, disse Haddad. O Ministro da Fazenda evitou dar detalhes sobre quais ações exatamente serão tomadas para baratear os preços dos carros populares no Brasil.
Haddad, Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) se reuniram na manhã desta quarta-feira (24) em uma reunião fechada no Palácio do Planalto. Eles discutiram exatamente alguns detalhes sobre o projeto de barateamento dos carros populares, mas os três não deram mais detalhes sobre o resultado da reunião.
O que dá para adiantar é que o Governo já teria decidido que será possível aplicar apenas uma parte das medidas que estão em análise. Outra parte só vai poder ser implementada a partir de 2024. Assim, é provável que os cidadãos tenham que esperar mais alguns meses para poder comprar os veículos com um preço um pouco mais em conta.
“Nós discutimos várias possibilidades, mas tem coisas que só dá para fazer ano que vem. Pode ser até anunciado, mas só dá para fazer ano que vem em virtude das regras fiscais”, afirmou Haddad.
Hoje, dados oficiais apontam que os carros mais populares no Brasil contam com um preço de R$ 68 mil, no mínimo. A intenção do Governo Lula é reduzir este patamar para algo e torno dos R$ 50 mil, se não este ano, mas ao menos a partir do próximo.
Em declaração recente, Lula disse que carro de “R$ 90 mil não é popular“. A frase causou polêmica, mas desde então ele delegou ao seu vice-presidente a tarefa de colocar o projeto em pauta e conversar individualmente com as montadoras para entender o que vai poder ser feito.
As medidas que estão em estudo
Embora o Governo Federal ainda não tenha divulgado as medidas que serão tomadas para baratear os preços dos carros, alguns pontos que estão em debate já são de conhecimento público. Veja alguns:
Um dos mais polêmicos é a liberação do uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no processo de financiamento do carro. Com a medida, o Governo Federal acredita que as montadoras poderão oferecer juros mais baixos, o que poderia fazer com que os consumidores pagassem preços mais baratos.
O Governo também avalia a possibilidade de redução de tributos como o IPI. Sem parte importante deste imposto, os consumidores poderiam ter que pagar menos na compra de um carro popular. Além disso, o poder executivo também estaria disposto a conversar com os estados em busca de uma redução do ICMS.
“Uma isenção fiscal baratearia o carro. Claramente, existe um sacrifício que as montadoras devem fazer para gerar mais eficiências”, afirmou o presidente da Stellantis, Antonio Filosa.
“O juro, é difícil de resolver de um dia para o outro. Mas é possível pensar em mecanismos de acesso ao crédito que possam facilitar. Por exemplo, melhorando o nível de garantias reais, por exemplo usando alguns ativos que o governo tem e assim por diante”, declarou o executivo da Stellantis.
A ideia de reduzir os preços dos carros populares certamente não está agradando agências de proteção ao meio ambiente. Eles criticam a medida e afirmam que o Governo deveria investir em carros elétricos. Sobre este assunto, o Palácio do Planalto ainda não se pronunciou.