Como é de conhecimento de boa parte da população brasileira, o Cadastro Único (CadÚnico) é uma base de dados do Governo Federal usada para conceder benefícios sociais às famílias de baixa renda.
Neste contexto, a Identidade Jovem (ID Jovem) é documento sem custo e de emissão virtual que possibilita aos jovens em situação de vulnerabilidade social ter acesso a vários benefícios.
Veja mais informações sobre a iniciativa adiante!
A “carteirinha” é destinada a pessoas que tenham entre 15 e 29 anos e não é necessário ser estudante. Para ter acesso ao documento é necessário:
Entre as vantagens de ter a carteirinha está a meia entrada em eventos e/ou gratuidade no transporte. Todavia, há programas culturais que a identidade disponibiliza 50% de desconto:
Como mencionado, para ter acesso a ID Jovem é necessário ter um cadastro ativo no CadÚnico. A inscrição no sistema de dados do Governo Federal deve ser feita em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Na ocasião, será necessário apresentar alguns documentos de cada integrante da família, como:
Feito isto, somente após a liberação do Número de Identificação Social (NIS) será possível solicitar a emissão da carteirinha. Veja o passo a passo de como emiti-la: