Por meio do Cadastro Único (CadÚnico) todos os dados de famílias de baixa renda são armazenados. Dessa forma, o governo consegue analisar cada situação e assim aplicar políticas sociais, como a liberação de benefícios, como o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), por exemplo.
Atualmente, os estudantes que solicitaram o empréstimo para arcarem com o curso superior, podem acessar a renegociação de dívidas. Além disso, os estudantes podem conseguir até 99% de desconto no pagamento atrasado do FIES.
O Congresso Nacional aprovou, recentemente, uma medida provisória (MP) que possibilita que os estudantes renegociem as dívidas do FIES. Para receberem até 99% de desconto, é necessário que os alunos sejam inscritos no CadÚnico, ou ex-beneficiários do Auxílio Emergencial.
De acordo com informações do governo, os descontos são concedidos aos estudantes da seguinte forma:
Como negociar a dívida?
Para conseguir pagar a dívida e aproveitar as vantagens de desconto, é preciso que o beneficiário do FIES renegocie a dívida até o dia 31 deste mês de dezembro. Para isso, você pode acessar o site, ou aplicativo Fies Caixa.
Por meio do aplicativo do FIES, o estudante pode:
É importante salientar que, caso o débito tenha sido contraído no Banco do Brasil, o acordo é feito pelo aplicativo do banco ou em qualquer agência do BB.