Empreendedorismo

Gráfica online: como e porque investir

Você já pensou na possibilidade de investir em um negócio que possui pouca concorrência, mas grande demanda no mercado? Estamos falando de uma gráfica online! Por isso que hoje, nós vamos indicar como e porque investir nesse nicho. 

Gráfica online como e porque investir — Reprodução Canva

Quando falamos em gráficas online, estamos nos referindo às gráficas de pequeno porte, que realizam impressões de produtos comprados via internet. Diferente das gráficas tradicionais, que produzem o seu próprio material para impressão, elas oferecem pequenos serviços somente de impressão de material com a qualidade necessária para o cliente.  

O que é uma gráfica online?

Inicialmente, uma gráfica que funciona online é a possibilidade de você comprar produtos personalizados pela internet e receber em seu endereço. Entre os itens podem estar: cartões de visita, folders, panfletos, calendários, entre outros. Isso é diferente do conceito popular do mercado, quando se referem às gráficas online. Pois, geralmente, estão falando das empresas de grande porte, que possuem parque gráfico próprio e tem em sua cartela de clientes revendedores, designers, além de gráficas médias e pequenas.

Por que investir no ramo de gráfica da modalidade online?

Veja, antes da universalização da internet, para investir em uma gráfica era necessário realizar gastos altíssimos em máquinas para a produção do material.

Com o surgimento das gráficas, é possível realizar a impressão do seu produto gráfico em qualquer local do Brasil e, assim, considerar a questão da qualidade e do preço.

O crescimento desse tipo de negócio está diretamente relacionado às novas profissões que estão surgindo no mercado de marketing digital, bem como a produção de grande quantidade de material publicitário, para empresas. 

É possível, inclusive, que não exista na região em que você reside alguma gráfica com potencial para fazer grandes quantidades de impressões gráficas em pouco tempo e com baixo custo. Aí é que entra o mercado das gráficas virtuais.

Quais os passos para atuar na gráfica de forma online?

Para atuar na gráfica online, é preciso que você seja webdesigner, criador de arte ou dono de uma gráfica online. Assim, o processo de produção envolverá: escolha do material gráfico, modificação para atender às suas necessidades, produção em massa do material e transporte até o comprador.

Exemplificando para entender melhor:

Você foi contratado para produzir um evento comercial, em suas atividades de marketing. Para isso, você precisará realizar a produção gráfica de convites personalizados, cartões de visita, entre muitas outras formas de arte.

Você irá acessar uma loja virtual de uma gráfica e achar o produto que deseja personalizar. Geralmente, o cliente já envia o arquivo com a arte escolhida para finalizar com o projeto produzido pela gráfica online. 

A gráfica online irá desenvolver o produto e, após a aprovação do cliente, irá produzir o material na quantidade solicitada. 

Com o material pronto, você irá encaminhar a uma transportadora para entrega direta ao seu cliente. Este é o processo produtivo de uma gráfica online.

O que é necessário avaliar quando procura uma gráfica online para o seu negócio?

As gráficas online representam uma solução ideal para pessoas que atuam no marketing digital, em design ou revendedor de materiais gráficos. Mas, o que considerar quando você procura uma gráfica online para o seu negócio?

É preciso considerar 3 fatores fundamentais:

  • Qualidade de impressão: é preciso oferecer ao cliente alguns kits de amostra para que ele avalie a qualidade dos produtos oferecidos pela gráfica. Procure oferecer garantias, em caso de intercorrências ou erros efetuados pela gráfica online;
  • Crie prazos de produção e transporte viáveis para atender os prazos estabelecidos pelo cliente. Se possível, estabeleça prazos maiores do que o necessário, para prever algum contratempo no decorrer da produção do material, ou da entrega. Mesmo estabelecendo prazos maiores, mantenha o seu cliente informado de todos os processos envolvido, para que ele tenha certeza de que os prazos serão cumpridos;
  • Tenha preços competitivos, mas não trabalhe de graça: estabeleça direito o custo de produção e de transporte e em cima dele avalie a margem de lucro que você irá ganhar. Muitas vezes, a gráfica online ganha mais na quantidade de material produzido, do que na peça única.

Por fim, ter uma gráfica online abre um grande leque de possibilidades, afinal, sua empresa terá condições de atender o Brasil todo. Assim, não se deixe levar pela quantidade de trabalho que você tiver, mas, sim, pela capacidade de sua empresa em atender os pedidos de forma eficiente e dentro do prazo, sempre com qualidade.

Depois do post de hoje, certamente você vai olhar com outros olhos para a possibilidade de ter sua própria gráfica! Boa sorte neste novo empreendimento!