Direitos do Trabalhador

Governo planeja programa para idosos após fim do Auxílio Emergencial

O Governo Federal está neste momento desenhando um novo programa social. A ideia é que esse projeto atenda especificamente pessoas com  mais de 50 anos de idade. Quem disse isso foi o Secretário da Presidência e futuro Ministro do Trabalho do Brasil, Onyx Lorenzoni.

De acordo com ele, o Governo ainda não tem o desenho pronto desse novo programa. No entanto, ele deixou claro na entrevista para a rádio Jovem Pan que o objetivo dele é mesmo começar esses pagamentos logo depois do fim dos repasses do Auxílio Emergencial. Então isso seria a partir do próximo mês de novembro.

“Temos uma ideia com o objetivo de atender os invisíveis, atender também aqueles que não se encaixam no Bolsa Família, mas que têm dificuldades de ter renda em um país que fechou cidades. Milhares de estabelecimentos foram fechados no Brasil”, disse Lorenzoni na entrevista para os jornalistas.

“Então é a possibilidade do Serviço Social Voluntário, onde principalmente as prefeituras poderiam receber as pessoas, ele também teria esse recorde dos 16 aos 29 anos, e seria acrescido das pessoas com mais de 50 anos, que têm uma dificuldade história de conseguir uma ocupação ou emprego”, completou.

Além desse programa, o Governo Federal também está estudando a possibilidade de criar um projeto para os jovens. Trata-se portanto de uma bolsa que pagaria um dinheiro para aqueles brasileiros que não estão nem estudando e nem trabalhando neste momento. A ideia é que o Planalto fizesse isso em parceria com outras empresas.

Depois do Auxílio Emergencial

Tudo isso, no entanto, só passaria a entrar em cena depois dos pagamentos do Auxílio Emergencial. De acordo com o Ministério da Cidadania, esse programa deverá seguir até, pelo menos, o próximo mês de outubro.

Dessa forma, dá para entender que essas ideias que o Governo está desenhando só passariam a funcionar de fato a partir de novembro. Para muita gente, isso seria muito tempo de espera para quem está precisando de ajuda agora.

Membros do Governo, no entanto, alegam que essa demora é importante. É que eles estão temendo que a pressa possa acabar fazendo com que eles quebrem o teto de gastos. E isso poderia se transformar até em um crime de responsabilidade.

Bolsa Família

Outro programa que só deve entrar em cena depois do Auxílio Emergencial é o novo Bolsa Família. A ideia do Governo é fazer o primeiro pagamento do novo projeto no próximo mês de novembro deste ano.

Até lá, no entanto, o Planalto ainda tem muitas perguntas para responder. Eles ainda não decidiram, por exemplo, qual vai ser o valor médio de pagamentos do programa. Hoje, de acordo com o Ministério da Cidadania, esse patamar está na casa dos R$ 190.

De acordo com informações da imprensa, membros do Governo acreditam que essa grande quantidade de projetos sociais que eles querem colocar em ação irão ajudar na reeleição do Presidente Jair Bolsonaro no próximo ano.