Os trabalhadores que desempenham suas atividades sob a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) já podem começar a se animar para o primeiro saque de 2024. Esse valor estará disponível a partir de janeiro, e os brasileiros estão bastante entusiasmados com isso. Vamos explorar mais detalhes sobre esse saque e entender quem terá acesso.
O FGTS é um fundo criado para proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.
O governo federal confirmou o saque aniversário do FGTS para janeiro, e os brasileiros estão comemorando. Isso porque milhões de cidadãos terão acesso ao valor parcial em conta a partir do primeiro dia do ano. Portanto, aqueles que trabalham via CLT estão aguardando a liberação.
Inicialmente, milhões de cidadãos já estão tendo acesso ao valor de suas contas. Isso porque aqueles que optam pelo saque aniversário e nasceram em dezembro estão liberados para acessar o valor.
A partir de janeiro, os cidadãos poderão ter acesso a vários tipos de saques através do FGTS. Essa possibilidade será disponibilizada para ampliar o poder de compra do povo brasileiro. Uma dessas maneiras é o saque aniversário, que permite a retirada do valor de acordo com o mês de nascimento.
Existem outras modalidades de saque do FGTS. Entre elas, está o conhecido saque rescisão. Este possibilita aos cidadãos que acabaram de ser demitidos que tenham acesso ao valor parcial do saldo em conta.
A seguir, confira algumas outras modalidades que também estarão de volta a partir de 2024:
Para mais informações, clique aqui e saiba mais.
Os trabalhadores que se encontram sob a CLT terão a oportunidade de começar o ano de 2024 com um impulso financeiro graças ao saque do FGTS. Com várias modalidades disponíveis, há muitas oportunidades para os trabalhadores acessarem seus fundos quando mais precisarem.
Existem duas principais formas de consultar o saldo do FGTS: pelo aplicativo FGTS ou pelo internet banking da Caixa Econômica Federal. Ambas as formas são práticas e podem ser feitas a qualquer momento e em qualquer lugar.
Após verificar o saldo disponível, o trabalhador pode se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal ou em uma lotérica para realizar o saque. Para valores acima de R$ 3.000,00, é necessário ir pessoalmente a uma agência da Caixa.
Para sacar o FGTS, são necessários alguns documentos:
O FGTS pode ser sacado nas seguintes situações:
O FGTS é uma importante ferramenta de política econômica do governo federal. Ele serve como uma poupança forçada que pode ser utilizada em momentos de crise econômica para estimular o consumo e movimentar a economia.
Com a confirmação do governo federal do saque aniversário do FGTS para janeiro, os trabalhadores brasileiros têm muito a comemorar. E, com várias outras modalidades de saque também disponíveis, o ano de 2024 promete ser um ano de grande alívio financeiro para muitos.
Então, se você é um trabalhador CLT, não deixe de verificar se você é elegível para o saque do FGTS em janeiro de 2024.