Nesta quinta-feira (19), a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia informou que estima o valor do salário mínimo para o ano que vem em R$ 1.310,1. Valor este que representa um aumento de R$ 98,17 a partir de janeiro.
Esta previsão é baseada na estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), no qual é a base da correção anual do salário mínimo pelo governo. Este ano, a secretaria elevou de 6,7% para 8,1% a projeção do INPC.
De acordo com informações divulgadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o valor do salário mínimo atual serve de referência para 56,7 milhões de pessoas no Brasil, das quais 24,2 milhões são beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Com a inflação oficial do país atingindo 10,06% no ano passado, a defasagem acumulada da tabela do Imposto de Renda de pessoas físicas chega a 134,52%, informou o Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional).
A defasagem da tabela do Imposto de Renda 2022 faz com que o contribuinte, na prática, esteja pagando mais imposto a cada ano. Deste modo, com o apenas o salário mínimo aumentando, mais e mais brasileiros estão tendo parte do seu dinheiro transferido para o governo em forma de imposto. Veja a seguir as faixas de isenção do imposto de renda:
A correção da tabela do Imposto de Renda foi uma promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro em 2018. A promessa, na época, era isentar de pagar o imposto quem ganhava até cinco salários mínimos.
Em junho deste ano, foi enviado um projeto de lei do governo, no qual reajustou a faixa de isenção da tabela do de R$ 1.903,98 para R$ 2,5 mil, uma correção de 31%, abaixo da prometida. As demais faixas do IR também foram ajustadas, mas em menor proporção (cerca de 13%).
De acordo com o ministério da economia, caso não haja mudança nos cálculos e a estimativas se confirmarem, o reajuste do salário mínimo em 2023 será maior que o previsto em abril, na proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) enviada ao Congresso Nacional.
Contudo, caso a inflação verificada no acumulado de 2022 seja diferente das estimativas oficiais, o governo deverá rever o valor do mínimo porque a Constituição estabelece que o reajuste não pode ser inferior à inflação. Veja a seguir a tabela de evolução do valor do salário mínimo:
Período | Salário mínimo (R$) | Aumento Real (%) |
Mai/2004 | 260,00 | |
Mai/2005 | 300,00 | 8,23 |
Abr/2006 | 350,00 | 13,04 |
Abr/2007 | 380,00 | 5,10 |
Mar/2008 | 415,00 | 4,03 |
Fev/2009 | 465,00 | 5,79 |
Jan/2010 | 510,00 | 6,02 |
Jan/2011 | 545,00 | 0,37 |
Jan/2012 | 622,00 | 7,59 |
Jan/2013 | 678,00 | 2,64 |
Jan/2014 | 724,00 | 1,16 |
Jan/2015 | 788,00 | 2,46 |
Jan/2016 | 880,00 | 0,36 |
Jan/2017 | 937,00 | -0,10 |
Jan/2018 | 954,00 | -0,25 |
Jan/2019 | 998,00 | 1,14 |
Jan/2020 | 1045,00 | 0,00 |
Jan/2021 | 1100,00 | 0,00 |
Jan/2022 | 1212,00 | 0,00 |
A projeção de R$ 1.310,17 adotada para o salário mínimo em 2023 considera que o governo manterá a sistemática aplicada nos últimos anos, de não conceder aumento real (acima da inflação) ao salário mínimo.