O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (16), as notas da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo informações oficiais, os alunos podem conferir os seus desempenhos oficiais através do site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
“Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC)”, disse o Ministério, por meio de nota.
O Exame Nacional do Ensino Médio de 2023 foi realizado oficialmente nos dias 5 e 12 de novembro. Ao todo, estima-se que pouco mais de 3,9 milhões de pessoas participaram desta edição da prova, segundo informações do Ministério da Educação.
Dados oficiais divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelaram que em 2023, cerca de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram para a realização do Enem. O número é 13,1% maior do que o número de 2022. Em termos totais, estamos falando de um crescimento de pouco mais de 500 mil candidatos.
O maior vestibular do país conseguiu reverter a tendência de queda nas inscrições que vinha se observando nos últimos anos. Mas é importante lembrar que mesmo que a queda tenha sido revertida em 2023, o fato é que o Enem segue longe dos seus melhores anos. Entre 2014 e 2016, por exemplo, o número de candidatos que se inscreviam para participar da prova costumava ultrapassar a marca dos 8 milhões.
Ainda em novembro, todos os estudantes que realizaram o Enem neste ano de 2023 tiveram acesso aos gabaritos oficiais do exame. Assim, eles puderam confirmar quantas questões cada um deles acertou.
Para acessar o resultado oficial do Enem, o estudante precisa acessar a Página do Participante, através do seu login único da plataforma gov.br. No passo a passo abaixo, é possível ver como consultar a sua nota:
É importante lembrar que as pessoas que participaram do exame na condição de treineiros, ou seja, cidadãos que fizeram a prova apenas com o intuito de autoavaliação, sem necessidade de concorrer a uma vaga, ainda não podem ver suas notas nesta terça-feira (16).
Para este grupo de pessoas, o resultado oficial do Enem será divulgado apenas no próximo mês de março, com data ainda a definir.
Segundo informações do MEC, apenas 60 candidatos de todo o país conseguiram atingir a nota mil na redação do ano passado. Deste montante, apenas quatro alunos são de escolas públicas. Elas ficam localizadas nos seguintes estados:
Chama atenção o aumento no número de redações nota mil em comparação com o ano anterior. Na edição de 2022, o número textos perfeitos foi de 18.
Em 2023, o tema da redação do Enem foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
“Um assunto relevante socialmente, que permitiu que as pessoas discutissem o tema com uma certa fluidez o que permitiu um aumento na nota mil”, disse Rubens Lacerda, diretor de avaliação do Inep.
“Quero parabenizar aqueles jovens que tiraram nota mil na redação. O MEC está construindo uma política de reconhecimento aos resultados de todos os jovens e professores. É importante reconhecer e premiar os resultados da educação brasileira, principalmente pública”, disse o ministro.