Direitos do Trabalhador

Governo deve anunciar novo programa social em 15 dias, diz Guedes

O Governo Federal deve anunciar a criação de um programa social novo dentro de 15 dias. Pelo menos foi isso o que disse o Ministro da Economia, Paulo Guedes, em um evento com colegas da gestão de Bolsonaro nesta quinta-feira (17).

De acordo com Guedes, o Ministro da Cidadania, João Roma, está trabalhando nos últimos dias na criação de não apenas um, mas vários programas sociais para o segundo semestre. No entanto, ele deve apresentar apenas um deles daqui a 15 dias. Os outros seriam portanto mais complexos.

No entanto, mesmo esse que vai passar por uma apresentação daqui a meio mês, precisa de mais construção. De acordo com Guedes, esse anúncio vai ser apenas uma demonstração da ideia. Segundo ele, o programa só deve estar pronto em 30 ou 60 dias.

“Acho 15 dias excelente para a gente voltar a conversar, mas a solução é um pouco mais longa do que isso. Possivelmente, vamos ficar aí uns 30 a 60 dias”, disse o Ministro da Economia, sem citar qual seria a posição do Presidente Jair Bolsonaro sobre isso.

O Ministro disse ainda que o Governo Federal deverá criar uma espécie de equipe interministerial. Seria uma maneira de usar pessoas de todas as áreas para criar uma série de projetos sociais para o segundo semestre deste ano. “Vamos montar esse grupo, vamos fazer isso, em 15 dias a gente traz uma sugestão”, disse Guedes.

Novo projeto

Nesta fala, o Ministro da Economia não deixou claro se esse projeto que eles irão anunciar daqui a 15 dias será o novo Bolsa Família. De acordo com informações da imprensa, é provável que não seja. No entanto, ele não falou muita coisa sobre esse assunto.

O que se sabe do novo Bolsa Família é que ele vai se tornar um programa maior. Os valores médios dos pagamentos subiriam de R$ 190 para a casa dos R$ 300, por exemplo. Além disso, o número de beneficiários também aumentaria. Pelo menos esses são os desejos do Presidente Jair Bolsonaro.

Acontece que esse novo Bolsa Família só deve entrar em cena depois do fim do Auxílio Emergencial. Então é de se esperar que o Governo vá demorar um pouco para dar mais detalhes sobre ele. Isso faz crescer a teoria de que Guedes vai anunciar um programa novo.

Bolsa Família x PIS PASEP

Na manhã desta quinta-feira (17), o Portal de notícias UOL publicou uma matéria dizendo que o Governo Federal estaria estudando acabar com o abono PIS/PASEP. De acordo com a publicação, a ideia era pegar esse dinheiro para fazer subir o valor do novo Bolsa Família.

O Governo não confirmou essa informação. No entanto, eles também não negaram. Pelo menos não até a publicação desta matéria. Vale lembrar, entretanto, que a reportagem afirma que o Planalto apenas estaria fazendo um estudo sobre isso e não cravou nada sobre o assunto ainda.

No final do ano passado, o Governo Federal também prometeu criar uma série de projetos sociais para substituir o Auxílio Emergencial. No entanto, nenhuma daquelas ideias foi para frente. De modo que o que aconteceu foi o retorno do próprio benefício emergencial no último mês de abril.