Uma grande novidade para os condutores de todo o país. Acontece que já está disponível a transferência de compra e vendas de veículos por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). A medida foi confirmada pelo Governo Federal.
A partir de agora, os motoristas poderão realizar a transação de transferência do veículos através de assinatura digital da plataforma gov.br. Sendo assim, o processo vai acontecer digitalmente, ou seja, sem a necessidade do cidadão ter que se deslocar para uma unidade física.
Ademais, a medida permite que os cidadãos não se preocupem em reconhecer firma do recibo em cartório, já que a transferência dos veículos acontecerá por meio digital.
A princípio, é importante destacar que cada Estado do país tem a responsabilidade da sua legislação de trânsito. Por conta disso, nem todos os Detrans do país ainda aderiram ao sistema. Até agora, nove unidades federativas do país já contam com a ferramenta.
Veja a lista:
O Estado mais recente a aderir ao sistema foi o Rio de Janeiro, neste mês de junho. Dessa forma, os motoristas cariocas já podem realizar todo o processo de transferência de compra e venda na modalidade digital.
Em primeiro lugar, é importante esclarecer aos cidadãos interessados em utilizar a ferramenta que o processo de transferência digital somente poderá acontecer para veículos com documentos emitidos a partir de 4 de janeiro de 2021.
Essa medida é necessária porque foi a partir de janeiro do ano passado que o Documento Único de Transferência (DUT) foi então substituído pela versão digital chamada de Transferência de Propriedade de Veículo Eletrônica (ATPV-e). Veja agora o passo a passo de como realizar o processo pelo aplicativo:
De acordo com informações do Governo, para validar a transação digital é necessário que compradores e vendedores tenham login qualificado no gov.br. A seguir, confira como realizar esse procedimento.
Para quem ainda não conhece, a conta gov.br consiste em um atalho para o cidadão acessar os serviços públicos disponibilizados pelo Governo Federal. Por meio dela é possível se conectar a CNH Digital, Carteira de Trabalho Digital, o Meu INSS, entre outros.
Através do aplicativo gov.br, é possível emitir documentos digitais, como o Certificado de Habilitação Técnica (CHT), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Certificado de Alistamento Militar (CAM), Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), Certificado de Dispensa do Serviço Alternativo (CDSA), Certificado de Reservista e Certidão de Situação Militar.
Portanto, a abertura da conta não gera custos ao cidadão, ou seja, pode acontecer em poucos passos por meios digitais. Veja como: