Página PrincipalGovernador faz alerta sobre NOVO GOLPE em doações ao RS. Veja como identificar
ALERTAS
Governador faz alerta sobre NOVO GOLPE em doações ao RS. Veja como identificar
Os fortes temporais que se abateram sobre o estado do Rio Grande do Sul desde o início da última semana fez com que mais de 800 mil pessoas tenham sido diretamente atingidas. A situação vem mobilizando cidadãos em todo o país. Cidadãos de várias partes do Brasil estão ajudando com doações de vários valores para ajudar os desabrigados.
Mas a onda de solidariedade não é a única que se vê neste momento. De acordo com informações de autoridades governamentais, criminosos estão se aproveitando da situação para tentar desviar o dinheiro de alguns cidadãos que estão doando saldos em Pix para vítimas do desastre no Rio Grande do Sul.
Ao menos foi o que disse o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB) em coletiva na noite deste domingo (5). De acordo com o chefe do executivo gaúcho, é preciso tomar cuidado no momento de realizar o Pix.
“No meio de tanta solidariedade, tem aproveitadores que usam a sensibilidade das pessoas para aplicar golpes. Isso é lamentável”, disse ele.
Como se livrar do golpe
A boa notícia é que não é muito difícil se livrar do golpe. Ainda de acordo com informações do governo do estado, o cidadão precisa apenas prestar bastante atenção no momento exato de fazer a transferência por Pix. É justamente nesta transação que as tentativas de golpe costumam acontecer.
Ainda na última semana, o governo local divulgou um canal de doações conhecido como SOS Rio Grande do Sul. A chave Pix utilizada para este crédito é o CNPJ 92.958.800/0001-38.
“Quando forem fazer a doação, é o SOS Rio Grande do Sul que aparece como destinatário e a instituição é o Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul). Se não aparecer isso na hora da doação é porque é um golpe”, disse o governador do estado.
Doações ao Rio Grande do Sul
De acordo com Eduardo Leite, cerca de R$ 38 milhões já foram doados ao Rio Grande do Sul por meio deste canal. Os valores vêm sendo creditados tanto por pessoas físicas, como também por pessoas jurídicas. Segundo o governo local, todo o valor arrecadado será direcionado para o apoio humanitário às comunidades afetadas pelas cheias.
O balanço mais recente da Defesa Civil do Rio Grande do Sul é de que 78 pessoas já morreram no estado em decorrência das fortes chuvas. Mas o número total de vítimas tende a aumentar, já que mais de 100 seguem desaparecidos. As chuvas afetam 341 dos 497 municípios do estado.
Antecipação do Bolsa Família
Do ponto de vista do governo federal, cerca de 270 destas cidades estão oficialmente em situação de emergência pública. Isso significa que os cidadãos que residem nestes municípios poderão receber o Bolsa Família de maneira antecipada já no próximo dia 17, independente do final do Número de Identificação Social (NIS) de cada um deles.