O RCS (Rich Communications Service) é um protocolo de comunicação criado para substituir o SMS. Ele utiliza a infraestrutura das operadoras de telefonia para trocar mensagens, mas ao contrário do SMS, ele permite enviar conteúdo multimídia, como o WhatsApp. Esse sistema tem gerado uma briga entre Google Apple, recentemente.
Provocações vêm sendo trocadas entre o Google e a Apple no que diz respeito ao desinteresse dos usuários de iPhone em utilizar o novo protocolo de mensageria. Segundo a fabricante, não há demanda de seus usuários pela implementação da tecnologia que, hoje, está apenas disponível para aparelhos Android.
LEIA MAIS: Telegram estagna entre brasileiros e mercado de mensageria busca formas de monetização
O motivo, contudo, não foi bem aceito pelo Google, que vem fazendo defesas frequentes da nova tecnologia, ressaltando os benefícios que ela poderia adquirir com este protocolo. A resistência da Apple, no entanto, vem do seu serviço de mensagens iMessage, muito utilizado entre usuários de iPhone nos Estados Unidos, e que pode perder espaço para o RCS.
É importante lembrar que, ao contrário do Brasil, o WhatsApp e outros aplicativos de mensageria não são tão utilizados nos Estados Unidos. Por lá, quem tem iPhone se comunica pelo iMessage, enquanto os demais ainda usam o SMS. O Messenger, por exemplo, é mais usado por lá do que o WhatsApp.
Apesar de ainda ser relativamente novo no mercado quando comparado com outros sistemas de mensageria, o RCS é um protocolo de comunicação entre operadoras de telefonia móvel que oferece uma comunicação muito mais completa aos seus usuários.
Igor Castro, diretor de Produtos e Tecnologia na Pontaltech, empresa especializada em soluções de mensageria e colaboração, diz que, com ele, empresas e pessoas podem se comunicar de forma mais simples e eficiente através de mensagens que permitem o envio de textos, imagens, gifs e carrosséis ao mesmo tempo. Tudo isso de maneira mais interativa e personalizada.
Considerando ainda as crescentes ondas de crimes virtuais envolvendo roubos e vazamentos de dados, o RCS eleva a segurança na comunicação entre as partes por meio de um selo de autenticidade assegurado pelo próprio Google. Assim, cada mensagem emitida contém a logo e nome da empresa com sua verificação ao lado, como garantia de segurança ao usuário ao receber esse conteúdo das marcas sem correr o risco de se comunicar com fraudadores e criminosos.
“Quando comparamos essas características as do iMessage, o sistema da Apple deixa a desejar nesses e em outros quesitos”, em artigo. Ele explica que, apesar de a troca de mensagens diretas entre iPhones ser, de fato, segura e visivelmente agradável, os usuários norte-americanos podem ficar confusos.
Os chats no iMessage são facilmente reconhecidos por eles devidos aos “blue bumbles” (bolhas azuis). No entanto, qualquer envio de textos para Androids será exibida em “green bumbles” (bolhas verdes), o que pode levar muitos à confusão e gerar uma experiência desagradável, talvez por não identificarem o porquê na mudança de cor.
Outro ponto é que essa comunicação entre sistemas operacionais distintos não garante criptografia de ponta a ponta, o que eleva as chances de abertura de falhas em sua segurança. O próprio vice-presidente sênior das plataformas do Google, Hiroshi Lockheimer, defendeu que impedir que os usuários do iPhone tenham acesso a funcionalidades de segurança melhoradas é o mesmo que danificar a qualidade da oferta de seus serviços aos consumidores.
“Mesmo alegando a falta de demanda perante seu público, é nítido como as restrições de comunicação impostas entre os diferentes sistemas operacionais incomoda os consumidores, principalmente diante de uma possível solução que poderia melhorar a relação entre as partes, trazendo muito mais segurança na troca de mensagens e que, inclusive, já está sendo adotado por grandes players do mercado”, diz Igor Castro.
Ele diz que outros motivos podem estar por trás da recusa da Apple em seguir uma tendência que já conta com mais de 500 milhões de usuários ativos globalmente. “Algo é certo: incorporar o RCS em seu sistema de mensageria elevaria não apenas a experiência dos usuários em trocas de mensagens entre ambos os sistemas operacionais como, principalmente, traria uma maior segurança em seus dados transmitidos. Algo que, hoje, se limita na comunicação entre estes modelos distintos.”