Você já ouviu falar no Voa Brasil? Esse é um programa criado pelo governo federal, e que disponibiliza passagens aéreas a R$ 200 para qualquer trecho do país. Por oferecer essa possibilidade de desconto, o benefício vem chamando a atenção, sobretudo dos idosos.
Isso porque, ao menos em um primeiro momento, o Voa Brasil atende apenas os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Estamos falando de pessoas que são mais velhas, e que precisam de ajuda para viajar para um determinado local do país.
Por se tratar de um programa que chama atenção, criminosos já estão agindo para conseguir enganar possíveis beneficiários, e conseguir algum tipo de vantagem com esse tipo de crime.
Nesta semana, por exemplo, começaram a circular nas redes sociais uma série de publicações com links para páginas que imitam a aparência do portal do G1, e pedem que os leitores se cadastrem no Voa Brasil.
O título da página falsa diz: “Últimos dias para se cadastrar no Programa Voa Brasil; veja como participar”. E o subtítulo diz: “Programa oferece passagens aéreas com preços reduzidos para brasileiros”.
Logo na sequência, há um vídeo que tem dois logos no canto inferior direito: um da CNN Brasil, e outro do G1. Nesse vídeo específico, um jornalista fala sobre o programa.
Na sequência, a página falsa apresenta uma caixa que cita a necessidade de se pagar uma taxa de adesão para ativar a inscrição no programa. O link tem a seguinte mensagem: “Cadastre-se no Voa Brasil”.
O site segue afirmando que o programa Voa Brasil está nos seus últimos dias de inscrição. Eles afirmam ainda que essa é uma oportunidade única para realizar viagens pelo país com passagens aéreas a preços reduzidos.
Com uma simples dose de informação, é possível cravar que a página não passa de uma grande mentira. Em primeiro lugar, é importante lembrar que o Voa Brasil está em vigor desde julho de 2024, e não está no seus últimos dias.
A página também dá a entender que o programa tem alcance Universal. Como dito, ele é voltado nesse primeiro momento apenas para os aposentados do INSS.
Por fim, a página afirma que é preciso preencher um formulário de cadastro convidando pessoas a efetuarem o pagamento da taxa de inscrição. Todo esse procedimento também é fraudulento.
No site oficial do Ministério de Portos e Aeroportos, está explícito que “não é cobrada qualquer taxa para cadastro ou adesão ao programa” e pede aos possíveis beneficiários que não “forneçam dados pessoais, ou realizem pagamentos em sites, ou links não oficiais”.
Como dito, atualmente o Voa Brasil está disponível apenas para os aposentados do INSS. Esses cidadãos podem conferir todas as ofertas de bilhetes aéreos disponíveis através do site oficial do programa.
Lembre-se de que para conferir essas ofertas e comprar um bilhete de até R$ 200, o cidadão precisa ter uma conta ativa no sistema GOV.BR com um perfil prata ou ouro.
Dentro do site, o cidadão poderá inserir o seu CPF. A partir disso, o próprio sistema vai identificar se ele está apto a comprar uma passagem dentro do Voa Brasil, ou não. Se sim, bastará escolher o seu destino e ver a disponibilidade do mesmo.
Uma dica do governo federal é não deixar para comprar essas passagens na última hora. Além disso, caso o cidadão tenha disponibilidade para viajar nas terças ou quintas-feiras, poderá encontrar mais vagas disponíveis.
Até aqui, os destinos mais procurados pelos brasileiros que compraram as passagens dentro do sistema do Voa Brasil foram: