Infelizmente, dezenas de brasileiros já relataram a existência do golpe do empréstimo no Bolsa Família que pode acabar fazendo muitas pessoas perderem dinheiro para golpistas.
A ação desses criminosos visa se aproveitar de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica, prometendo empréstimos de valores altos e com juros baixos, induzindo as vítimas ao erro.
Para que você possa se proteger desse tipo de situação, é importante entender como acontecem esses golpes e, assim, estar preparado para acionar as autoridades quando necessário.
Neste texto, explicamos com mais detalhes essa situação. Acompanhe.
Existem duas abordagens que normalmente são usadas no golpe do empréstimo no Bolsa Família. Vamos entender cada uma delas:
O golpe de confirmação de dados, como o próprio nome dá a entender, acontece quando o golpista entra em contato com a vítima e começa a solicitar uma série de informações sobre ela para “confirmar” o empréstimo.
Por exemplo, o golpista garante que a vítima receberá R$ 5 mil de empréstimo, mas que, para isso, ela precisa confirmar os dados pessoais e até mesmo a senha do aplicativo Caixa Tem.
Diante do valor a ser emprestado, a vítima pode acreditar que se trata de uma boa ideia, aceitando as condições e passando as informações solicitadas.
Porém, a partir do momento que o golpista tem os dados da vítima, ele acessa a conta da pessoa e acaba fazendo transações financeiras não autorizadas, com o intuito de roubar todo o dinheiro da vítima.
Lembre-se, nenhuma instituição séria irá solicitar a sua senha de acesso a contas bancárias!
Outra forma de abordagem muito utilizada por criminosos no golpe do empréstimo no Bolsa Família diz respeito à cobrança de taxas para liberação do pagamento.
Nesse caso, o golpista pode dizer que a vítima deve pagar uma taxa, normalmente de valores “baixos”, para não parecer suspeito, a fim de ter o dinheiro do empréstimo liberado em sua conta.
O criminoso pode dizer que a taxa será para autorizar o fiador; transferir o valor de um banco para outro; liberar um cadastro; enfim!
São muitas as possibilidades usadas pelos golpistas para tentar persuadir a vítima. Porém, se pararmos para analisar a situação, não faz o menor sentido pagar uma taxa antes de ter acesso ao empréstimo, concorda?
Como vimos, o golpe do empréstimo no Bolsa Família tem duas abordagens principais e é muito importante que você esteja atento a esse tipo de situação.
Além do mais, desconfie de anúncios que prometem empréstimos exorbitantes com taxas baixíssimas.
Outro ponto importante é preservar seus dados: qualquer dado que pode colocar sua vida financeira em risco, como senha ou número do cartão, NÃO DEVE ser compartilhado, especialmente a estranhos.
Nenhum banco ou instituição irá solicitar esse tipo de dado tão delicado para fazer algum empréstimo.
Na dúvida, busque as autoridades da sua região para verificar se é um golpe ou não.