Se você é motorista, precisa ficar atento a um novo golpe que está se espalhando rapidamente e causando prejuízos financeiros em todo o território nacional. Quem está fazendo o alerta é a própria Polícia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com os agentes, criminosos estariam utilizando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como uma espécie de isca. Eles se passam por órgãos oficiais para enganar vítimas e roubar dinheiro, além de informações pessoais.
Tomando como base as informações do alerta da PRF, é possível afirmar que os golpistas costumam utilizar dois métodos diferentes, mas altamente perigosos. São eles:
Segundo a PRF, qualquer cidadão brasileiro pode ficar atento aos sinais estranhos que podem indicar indícios em golpes. Esses sinais seriam:
A PRF reforça que não envia boletos por e-mail ou por aplicativos de mensagens. Essas notificações oficiais e penalidades são enviadas apenas pelos Correios ou pelo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE).
No alerta, os Detrans também afirmaram que não enviam nenhum tipo de mensagem por SMS, e-mail ou aplicativos de mensagem, e também não costumam fazer contato por telefone. Assim, a dica é ignorar esses avisos quando eles chegarem até você
Para evitar se tornar a próxima vítima é importante seguir as seguintes dicas:
Se você receber um e-mail, SMS ou qualquer tipo de mensagem suspeita envolvendo a sua CNH, é importante não clicar em links e nem fornecer qualquer tipo de dado pessoal.
Neste momento, o mais importante é entrar em contato com os órgãos oficiais para confirmar a informação e denunciar imediatamente para evitar que outras pessoas se tornem vítimas.
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento oficial que comprova de uma maneira geral a aptidão de um determinado cidadão para conduzir veículos automotores no Brasil.
A CNH é emitida pelos departamentos Estaduais de trânsito, conhecidos como Detrans. A emissão ocorre após o cumprimento de um longo processo de formação e avaliação do condutor.
Para obter uma CNH, o candidato deve atender a uma série de requisitos básicos, como ter uma idade mínima de 18 anos, saber ler e escrever, além de possuir documentos de identidade e CPF. O processo envolve ainda algumas outras etapas como exames médicos e psicológicos, aulas teóricas e também práticas em autoescolas credenciadas.
A CNH é categorizada atualmente conforme o tipo de veículo a ser conduzido pelo cidadão. Existe, por exemplo, a categoria A para motos, B para carros e C para veículos de carga, entre outros.
É importante lembrar que a CNH também funciona como uma espécie de identificação nacional no Brasil. A renovação periódica é necessária para a atualização dos exames médicos, que pode garantir a segurança no trânsito.
Especialistas afirmam que a CNH é uma espécie de símbolo de cidadania para os brasileiros atualmente.