Tecnologia

Gmail cheio? APRENDA como LIBERAR espaço em poucos passos

As contas comuns do Google possuem 15 gigabytes (GB) para armazenamento compartilhados entre Google Drive, Gmail e Google Fotos. Contudo, quando se atinge o limite do espaço, o recebimento e o envio das mensagens dentro do correio eletrônico acaba se tornando indisponível.

Então, para contornar tal situação, os usuários devem liberar o espaço no Gmail. Assim, poderão retomar o uso da caixa de entrada. O próprio Google fornece ferramentas para gerenciamento da armazenagem de arquivos que auxiliam na identificação de maneiras de liberar espaço. Mas, existem outros meios? É o que você descobrirá logo abaixo.

O que é o Gmail?

O Gmail é um serviço de e-mail gratuito fornecido pela Google em 2004. Com sua interface intuitiva e recursos robustos, rapidamente se tornou um dos webmails mais populares do mundo. Dessa forma, entre as suas características mais marcantes estão:

  • Interface amigável – O Gmail oferece uma interface simples e organizada, facilitando o gerenciamento de e-mails;
  • Grande capacidade de armazenamento – O armazenamento inicial é gratuito e expansível, atendendo às necessidades da maioria dos usuários;
  • Pesquisa poderosa – A função de pesquisa avançada permite encontrar e-mails específicos com facilidade;
  • Integração com demais serviços Google – O Gmail se integra perfeitamente com outros produtos Google, como Agenda, Calendário e Google Drive;
  • Segurança aprimorada: O Gmail utiliza protocolos seguros e recursos de proteção contra spam e phishing para manter suas informações seguras.

O que se contabiliza na cota do armazenamento?

  • Vídeos e fotos com a qualidade original que são armazenados no backup do Google Fotos;
  • Vídeos e fotos armazenados no backup do Google Fotos que tenham alta qualidade (que agora se chama Economia de Armazenamento) e a qualidade rápida depois de 1º de junho de 2021;
  • Mensagens e seus anexos (Gmail), o que inclui pastas “Lixeira” e “Spam”;
  • Arquivos do Google Drive, o que inclui PDFs, vídeos e imagens;
  • Gravações das chamadas no Meet;
  • Arquivos editados ou criados em apps que criam conteúdo colaborativo, por exemplo, o Documentos, Apresentações, Planilhas, Desenhos, Formulários, Gravador e Jamboard.
O próprio Google fornece ferramentas para gerenciamento da armazenagem de arquivos – Imagem: Canva

O que é possível fazer para liberar espaço no Gmail?

Entre as ações possíveis que liberam espaço no Gmail estão:

  • Excluir os e-mails desnecessários;
  • Limpar os anexos grandes;
  • Gerenciar os arquivos das caixas secundárias (por exemplo, lixeira, rascunhos e spam).

É possível também comprar um pouco mais espaço. Assim, o Google Drive, o Gmail e o Google Fotos, após a realização do upgrade para o plano maior de armazenamento, poderão comportar tudo o que é necessário e que o usuário queira. Há planos disponíveis a partir de R$ 6,90.

Outra boa alternativa é acessar a versão web que o Google Fotos tem e selecionar o ícone “Armazenamento”. Ali, é possível optar para que os conteúdos já salvos tenham o formato que reduz o armazenamento, o que contribui para se ter um pouco mais de espaço no app.

É possível também realizar certas ações no Gmail para não ter que passar pelo problema de falta de espaço. Uma ótima dica é acessar a versão web. Assim, na barra de pesquisa, é só selecionar os e-mails a contar de determinada data, apagando os remanescentes. Dessa forma, muito espaço será liberado.

Também dentro do Gmail, é possível marcar todas as mensagens consideradas Spam na caixa de entrada. Isso educará o algoritmo do Google, limpando a caixa de entrada. Isto funcionará tanto na versão web quanto no app móvel.

Anular as subscrições é uma ótima ideia para acabar com o acúmulo de mensagens no correio eletrônico automáticas. Alguns lembretes e notificações que, em um momento já foram úteis, agora podem ter se tornado muito irritantes. Portanto, se procurar pela mensagem “anule a subscrição” dentro do mecanismo de busca do Gmail, será possível ver todas as mensagens que contém o termo e que, assim, permitem anular as subscrições do envio automático das mensagens no correio eletrônico.

Qualidade dos backups

Verifique em qual qualidade estão sendo feitos os armazenamentos de vídeos e fotos (no app do celular, clique em Configurações, em seguida em Configurações > Backup e sincronização e opte por “Economizar armazenamento” e depois “Qualidade do backup”.

Isso permitirá que, independentemente de qual qualidade a foto tenha sido tirada ou o vídeo feito, eles sejam guardados dentro do Google Fotos com a máxima resolução de 16 megapixels, ou vídeos com a compressão reduzindo a resolução para Full HD.  Lembrando que essa é uma ótima qualidade ainda, mas ocupará um pouco menos de memória ao serem armazenados.