METEORO NO BRASIL treme o chão em três estados brasileiros e assusta cidadãos

Ao menos três estados do Sul e do Sudeste sentiram o impacto da entrada do meteoro na atmosfera terrestre. Veja

O chão tremeu por aí? Segundo relatos de cidadãos que moram nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, um leve tremor foi sentido no início desta semana. O motivo: um meteoro extremamente brilhante e explosivo que teria sido visto nos céus destes três estados. Testemunhas relataram um grande clarão seguido de um estrondo e de alguns tremores.

Analistas confirmaram que tudo não passou realmente de um meteoro entrando na atmosfera terrestre naquela região. Mas não há nada com o que se preocupar. Segundo as autoridades, embora tenha sido real, o fato é que o tremor foi leve e não causou nenhum tipo de dano aos moradores destes estados.

METEORO NO BRASIL treme o chão em três estados brasileiros e assusta cidadãos
Clarão foi registrado em cidades de SP, PR e SC. Imagem: Reprodução

“O que temos aí é o típico evento de um grande meteoro, um bólido. Ele gera brilho intenso e por vezes é acompanhado de estrondos, ocasionados pelo aumento de pressão e temperatura durante o processo de entrada na nossa atmosfera – que ocorre geralmente de 200 mil a 250 mil km/h”, afirma Eduardo Santiago, co-fundador do Exoss (projeto de monitoramento de meteoros ligado ao Observatório Nacional).

Em resumo, Santiago está afirmando que embora as testemunhas tenham sentido um estrondo, o fato é que o meteoro não chegou a cair no chão a ponto de causar algum tremor na terra. O que as pessoas devem ter sentido de fato foi a força do meteoro entrando na atmosfera terrestre, o que faz com que exista um leve tremor.

Reações

Seja como for, os relatos dos cidadãos que presenciaram o momento é de que a experiência não foi das mais convidativas, e que muitos sentiram medo com o ocorrido. Há relatos de leves tremores vindos de cidades como:

  • Sorocaba;
  • Lençóis Paulista;
  • Presidente Prudente;
  • Maringá;
  • Ponta Grossa;
  • Arapoti;
  • Palotina;
  • Cianorte.

“Basicamente o que temos ali (no meteoro) é um pedaço de rocha remanescente, rocha que sobrou desde o período que o sol nasceu e se formaram os planetas ao redor. É uma rocha que ficou vagando por bilhões de anos e acabou entrando na órbita da Terra”, explica.

Meteoros

Por mais que casos como o que ocorreu no início desta semana no Brasil assustem, o fato é que eles são mais comuns do que se imagina. Um estudo realizado pela Universidade de Manchester e pelo Imperial College de Londres revelou que mais de 17 mil meteoros caem no planeta Terra por ano.

“Os cálculos estão baseados em redes de monitoramento de esferas de fogo de curta duração ou em buscas de meteoritos muito limitadas espacialmente”, diz o estudo.

A grande maioria destes meteoros, no entanto, não é visto pelo ser humano. Isso ocorre porque quando esta rocha entra em contato com a atmosfera, ela acaba se desintegrando, fazendo com que chegue em nossa superfície como uma pequena pedra, ou mesmo em forma de pó.

O desastre de 2013

Embora a grande maioria das quedas dos meteoros seja inofensiva para o ser humano, alguns casos não tão comuns de desastres também podem ocorrer. Um dos exemplos mais recentes é o da Rússia, que ocorreu em 15 de fevereiro de 2013.

O meteoro de Cheliabinsk, ou meteoro de Tcheliabinsk acabou se transformando em uma bola de fogo depois de adentrar a atmosfera terrestre e acabou se chocando na cidade de Cheliabinsk.

Cerca de 1,2 mil pessoas procuraram atendimento médico por causa do evento, sendo que a maioria dos feridos se machucou com estilhaços de vidro das janelas destruídas. A explosão e os impactos resultantes danificaram prédios em seis cidades na região onde o meteoro caiu.

Dados oficiais apontam que este meteoro foi o maior a atingir o planeta Terra desde a queda de Tunguska, em 1908. Depois do evento, a Rússia disse que o mundo precisa começar a pensar em maneiras de se preparar para evitar novas tragédias como esta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.