A gestão de fluxos e processos em uma empresa pode ser bastante diferenciada. Uma vez que cada empresa pode ter processos totalmente diferentes.
No entanto, quando pensamos em uma gestão de todos os processos, pensamos em viabilização holística. Ou seja, independentemente do nicho de mercado, segmento e porte da empresa, todos os processos devem estar amparados por metodologias e políticas da empresa.
Por isso, a gestão de processos também se refere à uma formalização inerente a administração de uma empresa. Sendo assim, para que a empresa possa realizar devidamente a sua gestão de processos é fundamental que direcione seus fluxos de forma estratégica.
Ao passo que possa acompanhar o mercado e amparar suas próprias demandas, sempre otimizando essa gestão. Por isso, a gestão de processos se refere a uma formalização de diversas áreas.
Por exemplo, através da gestão do atendimento é possível formalizar um processo quanto à solução deve ser entregue ao cliente, fazendo parte de uma cadeia de fluxos.
Além disso, a empresa pode implementar uma gestão participativa e eliminar etapas de um processo através da ideia de um funcionário. Por isso, a gestão de processos é flexível, bem como é uma organização dos fluxos.
Ao passo que cabe a empresa realizar ações que corroborem a sua ideia de negócio. Porém, a gestão de processos pode amparar a implementação de planejamentos estratégicos, sistemas inovadores de armazenamento em nuvem, treinamento de equipe, dentre vários fatores diversos.