A gestão holística se refere à forma de gerir a empresa abrangendo todas as necessidades e viabilizando recursos de forma generalista.
No entanto, a gestão holística também pode se referir a um fator cultural. Isso porque em empresas muito tradicionalistas havia uma cultura muito rígida quanto aos processos e informações de outras áreas.
No entanto, no mercado atual essa limitação de informações e a dificuldade de repasse de conhecimento se tornaram contraproducentes.
Haja vista que o mercado muda de forma intangível, assim sendo, quanto mais a comunicação de uma empresa estiver aberta melhor é para fluxo de todos os envolvidos. Por isso, no mercado atual é fundamental que uma empresa viabiliza recursos e direcione suas ações.
No entanto, a cultura da empresa precisa ser participativa para que não somente a gestão seja holística, como a objetividade.
Dessa forma, as equipes tendem a colaborar de forma orgânica entre si, otimizando recursos e até mesmo, dando idéias para a gestão de maneira que otimizem os processos e aumentem o valor da empresa no mercado.
Além disso, uma empresa que faz uma gestão holística e abre a sua cultura se torna flexível e gera valor interno, amparando a resiliência e se adaptando às inovações do mercado. Ao passo que melhora de forma natural as entregas que todos acabam por fazer ao cliente final.