Sabemos da importância de realizar uma boa gestão financeira. Haja vista que a viabilização do capital é fundamental para o andamento do fluxo dos processos na empresa. Todavia, a gestão financeira de uma empresa não se resume apenas a economizar esse capital.
Ao passo que uma gestão real das finanças de uma empresa se refere ao fato de direcionar os recursos para projetos que assertivamente possuem maiores chances de retorno. Além disso, as finanças da empresa devem amparar as demandas internas.
Por isso, ao realizar a gestão financeira é necessário que o fluxo de caixa comporte a rotina. Exatamente essa é a necessidade de planejamento estratégico.
Uma vez que não pode faltar o básico para uma empresa funcionar. Ao passo que a empresa deve procurar ganhar contratos com fornecedores, porém, em nenhum momento deve deixar de pagá-los.
Sendo assim, a gestão financeira não significa exatamente não comprar o necessário para a empresa, significa exatamente o oposto. Assim sendo, a gestão financeira deve economizar recursos passíveis de desperdícios para que a empresa possa viabilizá-los na sua real necessidade.
Por isso, a análise dos fluxos, o acompanhamento dos processos e o registro correto do fluxo de caixa é fundamental para que a empresa faça um bom uso do seu capital de giro.
Assim, a empresa obterá uma gestão financeira que realmente seja efetiva, apoiando e corroborando os projetos para que a empresa possa crescer no mercado de forma real e lucrativa.
Podemos dizer então que a real gestão financeira se refere ao direcionamento correto do capital não exatamente ao saber lidar com a escassez. Haja vista que saber lidar com a falta do capital já é um apontamento de que não houve uma posição financeira anterior.