A gestão de uma empresa deve ser feita de maneira participativa desde o surgimento da ideia do negócio, por isso, a definição dos valores empresariais faz parte de um processo dinâmico que deve contemplar a ideia principal do negócio no mercado.
A cultura da empresa deve ser elaborada quando da definição de sua missão, visão e valores e deve ser preservada para que o cliente seja atendido em sua totalidade, de modo que possa receber esses valores de forma orgânica.
Da mesma forma, é possível que o capital interno da empresa, no que se refere aos recursos humanos, seja atendido de forma objetiva através de uma gestão de pessoas resiliente e objetiva. Assim sendo, a empresa deve conceituar a sua cultura nas entregas feitas ao cliente final e no direcionamento de suas ações de rotina.
Portanto, a cultura empresarial é um valor que deve ser direcionado de maneira direta e indireta e, portanto, impacta diretamente o resultado da marca. Uma empresa que se direciona estrategicamente evita a obsolescência de sua marca, bem como evita ficar aquém do seu potencial.
Portanto, o direcionamento estratégico de uma empresa deve contemplar a sua cultura de forma resiliente e planejada. Dessa forma, é possível que uma empresa de pequeno porte cresça e entregue melhorias contínuas ao cliente final, considerando o plano estratégico interno para que a empresa retenha os seus talentos profissionais.
É possível entender a necessidade do investimento em uma ferramenta de gestão que estruture os processos da marca. Já que através de um sistema tecnológico a empresa pode customizar indicadores e direcionar ações internas e externas, amparando o cliente e realizando o direcionamento do seu capital interno através de campanhas motivacionais.
Portanto, a gestão de uma empresa na era digital deve ser feita de maneira holística, considerando os seus valores de forma ampla e dinâmica, entregando assim melhorias contínuas ao cliente final e destacando o seu diferencial competitivo no mercado.
Por isso, a gestão da empresa deve ser feita de maneira resiliente, ao passo que sua cultura interna deve ser adaptável para que as entregas feitas aos clientes sejam eficientes e entreguem a essência verdadeira da marca no mercado.