Dividimos a série “Gestão Empresarial e Administração” em 6 partes. Essa série tem o objetivo de esclarecer as principais diferenças entre as áreas, uma vez que são difundidas como iguais, porém cada uma possui suas particularidades.
Nesta quinta parte falaremos sobre a Gestão participativa e Gestão Híbrida (fazem parte das diretrizes da empresa, conforme vimos parte 04)
Os funcionários podem participar das tomadas de decisões da empresa, embora isso signifique serão considerados, não irão decidir sozinhos.
O gestor atua combinando metodologias, o que é comum atualmente, uma vez que dificilmente uma empresa irá atuar somente com um método de administração e planejamento.
Direcionado a gestão de forma correta, a empresa cumpre suas metas, mante a eficiência, gera valor interno e externo, e, por conseguinte, reconhece o fator humano no processo.
Conforme vimos, a maior diferença entre um administrador e um gestor empresarial está no foco.
Enquanto o administrador tem foco mais holístico, o gestor possui foco direcionado.
Entretanto muitas tarefas se parecem, uma vez que a necessidade de conhecimento dos profissionais é a mesma.
Ainda assim, podemos destacar algumas ações:
Na próxima parte desta série você poderá conferir os indicadores (dentro das atividades de um gestor), assim como falaremos sobre as diferenças entre Gestão Empresarial e Administração.