Empreendedorismo

Gestão Empresarial e Administração – Gestão híbrida – Parte 5

Dividimos a série “Gestão Empresarial e Administração” em 6 partes. Essa série tem o objetivo de esclarecer as principais diferenças entre as áreas, uma vez que são difundidas como iguais, porém cada uma possui suas particularidades.

Nesta quinta parte falaremos sobre a Gestão participativa e Gestão Híbrida (fazem parte das diretrizes da empresa, conforme vimos parte 04)

  • Gestão participativa

Os funcionários podem participar das tomadas de decisões da empresa, embora isso signifique serão considerados, não irão decidir sozinhos.

  • Gestão híbrida

O gestor atua combinando metodologias, o que é comum atualmente, uma vez que dificilmente uma empresa irá atuar somente com um método de administração e planejamento.

Direcionado a gestão de forma correta, a empresa cumpre suas metas, mante a eficiência, gera valor interno e externo, e, por conseguinte, reconhece o fator humano no processo.

Atividades de um gestor empresarial

Conforme vimos, a maior diferença entre um administrador e um gestor empresarial está no foco.

Enquanto o administrador tem foco mais holístico, o gestor possui foco direcionado.

Entretanto muitas tarefas se parecem, uma vez que a necessidade de conhecimento dos profissionais é a mesma.

Ações

Ainda assim, podemos destacar algumas ações:

  • Reconhecer os funcionários por cada resultado;
  • Fazer a gestão de conflitos internos e externos;
  • Aprimorar as técnicas que envolvem a empresa de forma geral;
  • Acompanhar as execuções dos processos para corrigir falhas;
  • Estimular os funcionários no que tange a proatividade;
  • Treinar os funcionários (recursos próprios ou consultorias);
  • Verificar se o plano de negócios está sendo bem executado;
  • Tomar decisões pontuais.

Na próxima parte desta série você poderá conferir os indicadores (dentro das atividades de um gestor), assim como falaremos sobre as diferenças entre Gestão Empresarial e Administração.