Empreendedorismo

Gestão Empresarial e Administração – Estratégico, Tático e Operacional – Parte 2

Dividimos a série “Gestão Empresarial e Administração” em 6 partes. Essa série tem o objetivo de esclarecer as principais diferenças entre as áreas, uma vez que são difundidas como iguais, porém cada uma possui suas particularidades.

Nesta segunda parte falaremos sobre as funções da Administração.

Administrador possui funções principais

As funções de um administrador sofrem alterações de acordo com o nível que ele administra na organização:

  • Estratégico
  • Tático  ou
  • Operacional

Nível estratégico

  • Refere-se a alta administração (Diretores e sócios)
  • Foco: Visão da empresa
  • Objetivos gerais
  • Trabalha com longo prazo

Tático

  • Refere-se a visão por divisões da empresa (unidades ou departamento)
  • Trabalha com médio prazo
  • Define ações
  • Geralmente são atividades dos Gerentes

Operacional

  • Refere-se atuação com as tarefas da rotina;
  • O foco é no curto prazo;
  • Os objetivos são bem específicos;
  • Geralmente são atividades dos Supervisores

Planejamento

Para realizar um planejamento é necessário:

  • Projetar cenários;
  • Definir objetivos;
  • Elaborar estratégias;
  • Estipular as metas;
  • Determinar quais serão as ações tomadas.

O administrador domina a técnica para que seja elaborado o plano, ainda que conte com apoio técnico de demais profissionais, como: contadores, advogados, economistas, analistas, dentre outros.

Desenhando processos

Desenhar os processos é uma forma de estruturar internamente os processos internos, e também é cabível ao administrador.

As estruturas administrativas dos processos internos precisam ser desenhadas, e trata-se de todos os processos da empresa:

  • Compra;
  • Venda;
  • Produção;
  • Entregas, dentre outros.

A administração definirá:

  • Etapas;
  • Funções,
  • Tarefas;

Prazos etc.

Na próxima parte desta série falaremos sobre controle e direção.