Na fase inicial, um empreendedor precisa de um bom planejamento e uma boa gestão empresarial.
Porém, qualquer planejamento deve definir, basicamente, três coisas:
Ou seja, o processo é bem simples, o empreendedor precisa basicamente saber, o que, como e quando fazer.
Portanto, trata-se de definir metas a serem atingidas, elaborar um plano para atingi-la, relacionando os recursos necessários para fazer isso acontecer e estabelecer prazos.
Segundo Kotler (1980), “o planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente”.
Em um planejamento estratégico implica saber explorar condições favoráveis, com a finalidade de alcançar objetivos específicos.
Porém, para elaborar um bom planejamento e ter uma boa gestão empresarial, é preciso conhecer bem o mercado no qual pretende atuar, analisar os pontos fortes e fracos e como tirar proveito dos pontos fortes.
Para a elaboração do planejamento e uma boa gestão empresarial, não adianta buscar a ajuda de um especialista, se o empreendedor não souber ou ter profundo conhecimento do mercado no qual pretende atuar.
Pois, cabe ao empreendedor e não ao especialista, definir suas vantagens competitivas, sempre será o empreendedor que precisará saber o que, como e quando fazer.
Para a elaboração do planejamento, o empreendedor precisa definir os recursos humanos, materiais, financeiros etc, e o tempo necessário para concretizar essas metas.
Metas essas que podem ser a curto, médio e longo prazo.
O ambiente empresarial vive em constante mudança, isso faz com que o empreendedor tenha grande habilidade, e que acompanhe as tendências do mercado.
Além de estar atento e bem informado sobre seu ramo de atuação, precisa estar atento ao futuro também.
E para isso, ele precisa se atualizar constantemente, através de eventos, cursos entre outros processos inovadores, como ter a mente aberta para novas possibilidades para o negócio.
O planejamento deve ser revisado periodicamente, por isso é preciso que ele seja flexível, para permitir mudanças, e assim, obter melhores resultados.
Toda equipe em uma empresa é composta por um gestor, que ajuda na otimização de processos, divisão de tarefas, auxiliando colaboradores entre outras na gestão empresarial.
Enfim, gestor é a pessoa responsável por coordenar as atividades em equipe. Tratando-se de gestão comercial, o gestor trabalha somente em meios corporativos.
Além dessas funções, o gestor precisa entender um pouco de cada função exercida pela equipe.
Essas são algumas das funções da gestão empresarial, deu para perceber sua importância e por que você deve cuidar dela na sua empresa?