A gestão do seu tempo é tão importante quanto às demais administrações de uma empresa. Sendo assim, gerir o tempo é uma ferramenta administrativa.
O tempo é um recurso, como os demais recursos de uma empresa. E talvez seja o recurso mais importante. Uma vez que é através dessa gestão que conseguirá atuar em todas as outras.
Por isso, ao fazer a gestão do seu tempo, estará fazendo a gestão do tempo de todos os envolvidos na sua empresa.
Por isso, a gestão do tempo é uma administração, organização e otimização dos processos.
Metas e objetivos na gestão do seu tempo implicam em ações diárias. Sendo assim, defina o que tem para fazer todos os dias, de maneira que ao final da semana tenha alcançado seus objetivos.
E assim sucessivamente, cada dia cumprindo metas que darão resultados mensais, anuais, etc. Ferramentas como o Trello podem ajudar bastante nessa organização.
Muitas tarefas são urgentes e mesmo dentro das urgências é necessário definir prioridades. Assim sendo, as urgências precisam ser atendidas. No entanto, análises devem ser feitas, bem como planejamentos para que não haja urgências diárias e você não consiga cumprir a sua agenda.
Delegue as tarefas às equipes e faça acompanhamentos. A descentralização de tarefas dá ao gestor mais tempo para atuar na tomada de decisões.
Se não está tendo tempo para cumprir uma rotina diária, bem como a sua equipe, há uma falha nos planejamentos que estão sendo seguidos.
Nesse momento, é correto que analise as etapas do processo, ao passo que altere o que está desproporcional.
Envolva todos os gestores nesse processo, uma vez que a otimização do tempo é um ganho para todos.
Não se esqueça de descansar nas horas cabíveis. Descansar faz parte da gestão do seu tempo, assim como ter tempo para a sua vida pessoal. Tudo ajuda para que as demandas da empresa sejam atendidas com objetividade e flexibilidade.