A gestão holística se refere a forma como a empresa lida com as diversas demandas. Sendo uma visão generalista e complementar.
Sendo assim, uma gestão holística analisa o impacto de uma área sobre a outra, de forma que não dentro dessa análise, verifique a necessidade de cada área, porém entenda que todas elas são complementares entre si.
Por isso, a gestão holística deve unificar a visão de todos para que as objetividades da empresa sejam alcançadas.
No entanto, essa visão não interfere na particularidade de cada necessidade de cada área. Ou seja, através da análise de cada projeto a gestão consegue viabilizar orçamentos de forma a que as particularidades de cada área sejam amparadas, para que a visão holística seja alcançada.
Entretanto, é necessário que o gestor da empresa possua clareza sobre a objetividade, de forma que esteja claro também para todos os envolvidos na empresa.
Assim sendo, a empresa consegue amparar as necessidades urgentes e atuais, ao passo que ampare a própria visão de futuro de forma atualizada, ou seja, considerando as atualizações implícitas do mercado que modificam as empresas dentro da sua rotina.
Para isso, é importante que a empresa faça uso de ferramentas que auxiliem nos estudos de mercado e comportamento de compra do seu cliente em potencial.
Sendo de grande valia nesse quesito as ferramentas da área de marketing digital. Além disso, a gestão holística considera investimentos que otimizam os processos de forma geral, como ferramentas de integração de sistema e customização de canais de vendas e atendimento, por exemplo.
Sendo assim, uma empresa que atua considerando o próprio objetivo deve considerar também a tendências do mercado, e principalmente, saber calcular os riscos.
Haja vista que na atualidade nada é estático, no entanto, é uma forma de gestão que transforma ameaças em oportunidades.