Gerenciar riscos dentro das organizações públicas é uma atividade cada dia mais essencial, uma vez que uma gestão preventiva de riscos no poder executivo federal se antecipa a eventos incertos, ameaças e problemas e, dessa forma, promove o alcance dos objetivos institucionais de forma mais precisa, efetiva e previsível, informa a Controladoria Geral da União (CGU) em seu site oficial.
Dentre os benefícios do gerenciamento de riscos para as instituições do setor público destaca-se, por exemplo, o amadurecimento da governança, uma vez que os decisores levarão em conta os riscos a que a organização está exposta no esforço de atingimento de seus objetivos, projetos e políticas públicas, explica o CGU.
Outro resultado de destaque promovido pela gestão de riscos é o aprimoramento de controles e processos, o que gera a redução de desperdícios e de ineficiências, por exemplo.
Com o objetivo de reunir informações elementares sobre o tema e de orientar o gestor público sobre questões inerentes ao processo de gestão de riscos dentro das instituições, a Controladoria Geral da União (CGU) desenvolve conteúdos para esclarecer questões como quais são as áreas responsáveis pela gestão de riscos nas organizações públicas; como iniciar a implementação da gestão de riscos, dentre outras.
A Controladoria Geral da União (CGU) informa que, no setor público, é importante fomentar a gestão de riscos de forma sistemática nas organizações, de forma a comunicar e engajar adequadamente os dirigentes e o corpo funcional, bem como otimizar a alocação de recursos a fim de alcançar os objetivos institucionais.
De acordo com informações oficiais, destacam-se, ainda, os seguintes benefícios da gestão de riscos para as organizações do setor público:
É importante que acompanhe sites oficiais para que obtenha esclarecimentos sociais e econômicos que impactam na rotina do cidadão.