A Gestão de Processos é uma forma de gerenciar o negócio, ao passo que é um conjunto sequencial de atividades que, quando executadas alcançam um objetivo específico.
Os processos podem ser por um pedido ou por departamentos. Sendo assim, os processos se dividem em:
São atividades fundamentais para que a missão da empresa seja cumprida. São processos diretamente ligados ao valor que a empresa entrega ao cliente.
Os processos primários podem ser o desenvolvimento de produtos.
São processos de apoio, podem ser primários ou gerenciais. Por exemplo, a gestão do processo essencial.
Esses processos não agregam valor direto ao cliente, todavia direciona os processos em andamento.
Os processos de Gestão controlam a operação, gera políticas e normas, realiza ajustes conforme a necessidade.
Sendo esse tipo de acompanhamento um gerenciamento do negócio a partir do controle de processos. Sendo assim, a visão é holística.
Esse tipo de gerenciamento equilibra a empresa, bem como acompanha os resultados.
O gerenciamento de um processo ocorre desde a entrada do insumo até a finalização do processo.
Cada processo tem o seu gerenciamento, ao passo que envolve muitas áreas.
Importante lembrar que gerenciar os processos não é metodologia e sim uma forma de administração.
A Gestão dos Processos é uma forma de garantir que os processos sejam feitos, ao passo que fluam dentro de um planejamento estratégico.
Os processos primários, que são os essenciais ficam na sob o gerenciamento ao passo que o suporte dos processos essenciais atua em atividades importantes, porém que não necessitam de gestão ativa.