A Gestão de Pessoas é facilmente confundida com Recursos Humanos. Entretanto, há diferenças nesses processos, bem como em suas objetividades.
As principais diferenças entre as áreas giram em torno de suas objetividades e ações. Sendo assim, o setor de Recursos Humanos busca alguns aspectos que são tangíveis a Gestão de Pessoas.
Entretanto, em empresas menores os objetivos podem estar difundidos. Uma vez que a área de Recursos Humanos abrange a Gestão de Pessoas.
Porém, conforme a empresa cresce a tendência é que haja a separação objetiva das áreas.
Os objetivos do setor de Recursos Humanos possuem aspectos como:
Quando há a separação entre as áreas, a Gestão de Pessoas fica a cargo de:
O foco na área de Recursos Humanos é planejar, organizar e controlar processos. Já o foco da área de Gestão de Pessoas é referente a liderança. Sendo assim, os gestores de todas as áreas se envolvem na gestão de pessoas.
Por isso, buscar desenvolvimento e engajamento da equipe não diz respeito somente ao setor de Recursos Humanos. Sendo esses fatores da responsabilidade de todos os envolvidos na gestão da empresa.
No entanto, quando as áreas estão alinhadas os objetivos referentes ao pessoal ficam bem claros e possíveis. Uma vez que são subdivisões estratégicas e complementares.
A ideia em empresas menores é elaborar planejamentos dentro do RH para que possa haver a separação de funções entre a equipe. Assim mesmo que a empresa não possua uma área voltada a isso, terá um profissional focado nesse processo.