Gerir os documentos fiscais é um grande desafio dos empreendedores, mas de extrema necessidade. Isso porque, pode ser a forma de evitar grandes problemas com a Receita Federal em caso de ter que prestar contas. Por isso que hoje, nós vamos indicar como fazer a gestão dos documentos fiscais em uma empresa.
É toda declaração realizada antes de efetivar qualquer operação de venda com pessoas físicas, empresas privadas ou órgãos públicos. Assim, possui a garantia de que a incidência de impostos está devidamente realizada.
Dessa forma, qualquer comercialização de produtos e/ou serviços realizados, precisa ter a devida anotação da alíquota de impostos, ou informar sobre a sua isenção. E é preciso estar atento, pois estes documentos fiscais precisam ser gerados e arquivados por um período de 5 anos.
Muito dessa documentação fiscal já é emitida de maneira online, sendo que algumas exigem a certificação digital para garantir a segurança dos dados.
Além disso, é a partir da emissão desses documentos que o contador realiza o lançamento das execuções tributárias e realiza o preenchimento dos dados em livros fiscais para efetivar a prestação de contas. Estas atitudes favorecem os órgãos controladores em avaliar o recolhimento correto dos impostos, e verificam se eles foram pagos de maneira adequada.
Existem 5 tipos de documentos fiscais principais que precisam da atenção do empreendedor:
A gestão de documentos fiscais precisa ser realizada de forma organizada e segura. Assim, é preciso tomar alguns cuidados, como:
Você pode fazer isso de forma física ou digital. Dessa forma, muitas empresas já estão optando por armazenar de maneira digital e, assim, possibilitar a redução de gastos e a otimização dos processos.
Sendo assim, é possível armazenar os documentos fiscais na nuvem e reduzir custos com espaço físico necessário e com a gestão de softwares que já estão em desuso, além de possibilitar a organização deles de forma eficiente.
Sem contar que os dados ficam protegidos, através da criptografia, o que impede o vazamento dos dados e as invasões hackers.
A entrada de produtos ocorre nas seguintes situações:
Já a saída dos produtos ocorre em situações de venda de itens e/ou serviços. A partir da emissão da nota fiscal, o produto sai do estoque da empresa.
A otimização dos documentos fiscais tem ocorrido cada vez mais a partir da guarda digital, de forma organizada, seja por tipo de documento fiscal ou pelo uso periódico, como mensal, por exemplo.
Para otimizar os documentos é necessário:
Afinal, de nada adianta guardar toda a documentação e não possuir acesso para apresentar quando for necessário.
Por fim, lembre que gerir os documentos fiscais de forma otimizada e organizada faz com que você encontre tudo que precisa em momentos importantes e que, assim, não perderá tempo procurando e nem entrando em problemas!